Publicado em Notícia, Educação | 29/10/2018 às 16:38:24


Educação Metodista apresenta novos cursos e abre novas unidades

Conhecida pela tradição, qualidade do ensino e atividades desenvolvidas a partir de valores ético-cristãos, a Educação Metodista segue desenvolvendo ações que promovem o crescimento e o cumprimento da sua missão de forma moderna e contextualizada com a realidade na qual está inserida.

Uma das medidas já adotadas para os processos seletivos de 2019, que já se encontram em andamento, é a redução do valor das mensalidades das seis instituições de ensino superior. O diretor-geral da Educação Metodista, Robson Ramos de Aguiar, explica que as mudanças nos valores possuem relação direta com o equilíbrio na concessão de descontos e a implantação de novos currículos para os cursos, adequados às demandas do mercado atual e às competências específicas de cada área. “Estamos alinhados à atual situação financeira do país, o que permitirá o aumento da captação de novos/as alunos/ as. Os preços caíram entre 10% e 15%, de acordo com a área do curso”, explica.

Outra medida é a descontinuidade de alguns cursos e a criação de novos, decisões tomadas de acordo com estudos de demanda e tendências do comportamento do mercado de educação. Já em 2019 serão oferecidas novas graduações presenciais e pós-graduações nas áreas de saúde, gestão e tecnologia. O portfólio da educação a distância (EAD) também foi ampliado e agora oferece os 20 cursos mais procurados no Brasil – a EAD é tendência mundial e a Metodista é uma das referências nacionais da modalidade, contando com uma rede de polos de apoio presencial que segue crescendo em todas as regiões do país.

A Educação Metodista também reforçou suas parcerias com diversas instituições internacionais, que possibilitam experiências de intercâmbio em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Inglaterra, Portugal, China, Ucrânia e Chile.

Para viabilizar o acesso ao ensino superior, as instituições metodistas oferecem bolsas de filantropia e descontos exclusivos para ex-alunos/as e membros da Igreja Metodista no Brasil, além de possuir parcerias com entidades que oferecem bolsas e participar de programas governamentais, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Novas unidades

Uma das grandes novidades para o ano de 2019 é a abertura do campus da Universidade Metodista de São Paulo na cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado. A nova unidade deverá ofertar, no primeiro momento, graduações em Administração, Relações Públicas e Logística. Também faz parte do planejamento a reativação do campus Venda Nova do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, localizado em Belo Horizonte/MG, além de existir estudos avançados para que o Instituto Noroeste de Birigui volte a ofertar o ensino superior. Já na educação básica foi autorizada a reabertura do ensino médio no Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul.

 

Confessionalidade

No mês de outubro foi lançado um caderno de ensino religioso de acordo com as doutrinas metodistas, que atenderá da educação infantil ao ensino médio. “Conseguimos atender a um pedido antigo da Igreja Metodista”, disse o diretor-geral. A definição de datas confessionais em todas as instituições e a elaboração de um plano de trabalho das pastorais escolares e universitárias são medidas que também estão em fase de elaboração.

Outra ação que visa reforçar a confessionalidade das instituições é a realização do II Programa Jovens Talentos Metodistas, que deverá selecionar de 12 a 15 jovens por meio de uma empresa independente, assim como ocorreu na primeira edição, em 2017. “Vale destacar que já estamos colhendo frutos da primeira edição do programa, com a maioria dos/as jovens selecionados/as ocupando funções estratégicas na Educação Metodista. Destaque para os cargos de coordenador de tesouraria e supervisor de planejamento, ambos já trabalhando diretamente com o nível de direção”, disse o diretor de Finanças, Controladoria e Gestão de Pessoas, Ricardo Rocha Faria.

De forma paralela, será lançado o I Programa Menor Aprendiz, que deverá selecionar, também por meio de uma empresa externa, juvenis da Igreja Metodista para atuação nas instituições de ensino.

“A Educação Metodista é inovadora e tem suas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, de acordo os valores ético-cristãos. Todas as ações são elaboradas na perspectiva dos valores cristãos metodistas, com amor a Deus, ao próximo, tendo a Bíblia como fundamento de fé e prática da espiritualidade”, conclui Robson Aguiar.

Confir imagens dos Institutos Metodistas de Educação.


Faculdade Metodista em Santa Maria - SC - Arquivo EC


Instituto Metodista Granbery - Arquivo EC


Praça Liberdade - Instituto Metodista Izabela Hendrix - Arquivo EC
 


Universidade Metodista de SP - Arquivo EC


Centro Universitário Metodista IPA - Arquivo EC
 

Assessoria de Comunicação | Rede Metodista de Educação
Fotos: Arquivo EC

Publicado originalmente na edição de novembro de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso.


Tags: sem tags no momento!