Publicado em Notícias | 06/02/2018 às 08:41:58


EC traz nova série sobre o ministério de Capelania

A Capelania Evangélica é garantida por lei. A Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso VII assegura a assistência religiosa àqueles/as que necessitam de auxílio espiritual e se encontram em entidades civis (pública ou privada) e militares de internação coletiva; Decreto Estadual nº 38.745/97 que regulamenta a Lei nº 10.630/92.

O exercício da capelania é dar assistência espiritual em regimentos militares, presídios, escolas, asilos, hospitais, conglomerados, além de outros que necessitam de assistência espiritual. É levar a fé, a esperança e o amor (1 Coríntios 13.13). É aperfeiçoar sua fé com as obras (Tiago 2.22). É evangelizar (Marcos 16.15). É ser ovelha de Jesus (Mateus 25.35,36). É fazer o bem (Tiago 4.17). Enfim, é uma Visão Bíblica.

E pensando nessa necessidade da Igreja, o/a Capelão/ã, ministro/a religioso/a, está autorizado/a a prestar assistência religiosa e a realizar reuniões em comunidades de fé independentemente da crença – colégios, hospitais, corporações militares, presídios, universidades e outras organizações. 

Atuação

Os Ministérios da Capelania e da visitação podem ser exercidos no interior e imediações de entidades fechadas, por exemplo, quartéis, navios, presídios, delegacias, hospitais, sanatórios, casas de saúde mental, asilos, orfanatos, casas para menores, escolas, Comunidades Religiosas (Institutos, Seminários, Retiros, etc.), cemitérios, sindicatos, fábricas, instituições públicas, entre outras. O/a Capelão/ã atua também em guerras, revoluções, acidentes, catástrofes, inundações, terremotos, etc. Enfim, prontifica-se para ajudar os/as necessitados/as em qualquer situação.

O Ide

São missionários/as, pastores/as, padres, freiras, profissionais da área de saúde e membros de diversas denominações evangélicas e cristãs que se dedicam ao apoio e conforto espiritual em lugares que fogem às quatro paredes da Igreja.

A partir da próxima edição, o Expositor Cristão abordará em uma série de cinco edições pelo menos cinco tipos de capelania para ajudar você que tem esse dom de cuidar do próximo. É importante ficar atento/as às datas abaixo para que você não perca nenhuma delas. 



Redação EC
Publicado originalmente no Jornal EC de fevereiro de 2018. Acesse aqui.


Tags: sem tags no momento!