Publicado por José Geraldo Magalhães em Capa, Igreja e Sociedade - 05/05/2022 às 08:12:02

EC de maio: família projeto de Deus! (Vol. 136 N. 5 2022)

Maio, o mês da família! A pandemia trouxe muitos desafios para a vida conjugal e familiar, por exemplo, incertezas, medos, intensidade de emoções, redefinição de responsabilidades dentro do lar, acúmulo de funções com trabalho e escola coexistindo dentro de casa e uma imersão na convivência pessoal e familiar, que não fora vivida antes. Nesses cenários, a família tem que se moldar aos novos desafios da casa. 

Alguns casais descobriram uma nova forma de viver a vida, com mais intimidade, uma conexão conjugal maior, ajuda mútua, novos hobbies e novas formas de diversão, o que traz mais leveza para o relacionamento. Mas outros, talvez por já estarem enfrentando alguma crise no casamento, colocaram em xeque a própria sobrevivência da relação durante e após a pandemia.

Procuramos ouvir alguns/as especialistas em terapias com casais, pastores/as metodistas e psicólogos/as, para tentar traçar um caminho rumo a um relacionamento feliz e, principalmente, saudável. Será que há necessidade de    acompanhamento pastoral ou terapeuta para superar os desafios da vida conjugal? 

Compreender as novas dinâmicas sociais e os desafios que emergem em nosso tempo é uma condição fundamental para a Igreja ser relevante hoje no cumprimento da missão. A maioria das comunidades já acolhe famílias que não se enquadram no modelo clássico: pais, mães e filhos/as. Casos assim devem crescer com o passar dos anos, exigindo cada vez mais preparo do corpo pastoral e dos membros, que devem trabalhar com sensatez e prudência em prol do reino de Deus.

Por essas razões, é cada vez mais importante criar ministérios específicos na igreja local voltados para a família. Capacitar pessoas e promover espaços de reflexão e ministração sobre educação de filhos/as, namoro, casamento, finanças, cuidado com a terceira idade e outros temas. A Igreja deve ser um espaço terapêutico e educativo para a família. Ao investir em famílias fortes, são geradas Igrejas fortes que fazem a diferença na sociedade.

Que Deus te abençoe!

Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão

FAÇA O DOWNLOAD EM PDF AQUI!

 


Posts relacionados

Capa, Igreja e Sociedade, por José Geraldo Magalhães

EC de setembro: eleições e igreja (Vol. 136 N. 9 2022)

Sempre quando nos aproximamos do período eleitoral, as redes sociais deixam de ser um local de fotos e reflexões, para, muitas vezes, ser local de debates antipolíticos em que cada pessoa expõe sua posição partidária defendendo tal candidato ou candidata.

Atualidade, Capa, Última Edição, por José Geraldo Magalhães

EC de janeiro: 21º Concílio Geral (Vol. 136 N. 1 2022)

Pela primeira vez na história da Igreja Metodis-ta, após 20 Concílios Gerais, foi realizada uma ses-são on-line no dia 11 de dezembro. A pandemia da covid-19 contribuiu para o adiamento do conclave, que ocorreria em julho e, posteriormente, em outubro, sendo adiado mais de uma vez.

Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de dezembro: Natal, Deus conosco!

Trazer mais uma vez nas páginas do Expositor Cristão (EC) o verdadeiro significado do Natal (as edições mais recentes foram de agosto de 2012, setembro de 2013, novembro de 2017 e de 2018) é lembrar que o Verbo se fez carne e habitou entre nós! Deus se fez humano para salvar todo/a aquele/a que nEle crê (Jo 3.16).

Capa, Editorial, por José Geraldo Magalhães

Jornal EC maio 2020: uma Igreja virtual

Nos últimos dois meses, as igrejas, de modo geral, reinventaram-se devido à pandemia da Covid-19, que já deixou 5,1 mil mortos e 73,5 mil casos confirmados somente no Brasil até o fechamento desta edição.