Publicado por José Geraldo em Atualidade | 30/09/2020 às 08:45:56

EC de outubro aborda tema da inclusão

Em 25 de setembro foi lançado o primeiro livro da Bíblia Sagrada na Língua Brasileira de Sinais – Libras. A partir de agora, os mais de 10 milhões de brasileiros/as com deficiência auditiva poderão ter acesso ao evangelho de João em Libras. O lançamento foi on-line, pelos canais do DOT Brasil no YouTube e no Facebook. A Igreja Metodista já tem a tradição de incluir todos e todas em suas comunidades locais. 

Trouxemos para esta edição alguns relatos ocorridos em algumas comunidades que estão fazendo essa prática ao traduzir em Libras os cultos para as pessoas surdas. Na 8ª Região Eclesiástica, por exemplo, uma oficina que aconteceu no Conexão 3.16, em 2018, deu fruto a um curso de iniciação ao estudo da Libras na Igreja Metodista da 906 Norte, que, mesmo com a interrupção de eventos presenciais no momento da pandemia, manteve as aulas de forma remota.

Praticar a inclusão nos vários espaços da sociedade é sempre um desafio. A Pessoa de referência da Pastoral de Inclusão da 8ª Região Eclesiástica chama atenção para algumas questões importantes, pois, quando as pessoas se referem à inclusão, normalmente associa-se a rampas e banheiros adaptados, mas não é só isso. A pessoa surda precisa de agilidade comunicacional, que se refere ao uso da Libras, Libras tátil, Braile e outros tipos que primem pela manutenção da comunicação interpessoal, virtual ou escrita. 

Mais detalhes desse trabalho você encontra em nossa matéria de capa e na página 11 desta edição. Importante destaque que apresentamos são os depoimentos de familiares, amigos/as e pastores/as que conviveram com irmãos/ãs vítimas da Covid-19. Estamos preparando uma página no site para que essas pessoas, embora já eternizadas no coração de seus/as familiares, possam sempre ser lembradas por suas ações missionárias realizadas na Igreja Metodista. 

Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

FAÇA O DOWNLOAD CLICANDO NO CENTRO DA IMAGEM ABAIXO E DEPOIS NA SETA NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO ABAIXO!


Tags: inclusao, libras, dot-brasil