Publicado por Sara de Paula em Notícias, Discipulado | 08/10/2018 às 09:49:55


Desenvolvimento da prática do discipulado na igreja local


2018-10-discipulado-621-800x568.jpg

Foto: FangXiaNuo / Istockphoto.com

Vivenciar de forma empírica o discipulado pes­soal na comunidade local é uma aventura cheia de desafios. À medida que avançamos, encontramos inspirações que nos ajudam a ressignificar nossos pensamentos e atitudes com o propósito de sermos mais semelhantes a Jesus.

Nosso desafio: Discípulos que fazem discípulos. Em Mateus 28.19-20 encontramos o caminho para alcançarmos o que desejamos – “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”.

Como Câmara Nacional de Discipulado, nossa intenção não é percorrer pelo viés de analisar os valores que nos desafiam, mas o da proposta simples e prática para construir uma visão clara do Caminho do Discipulado, o que ele abarca e os seus desafios na comunidade local.

Gosto de dizer que nossa proposta envolve um conjunto de ações que precisamos desenvolver para que nossa comunidade aplique seu potencial e descubra o seu chamado, cumprindo as ordenanças de Jesus. Dentro desse conjunto de ações, quero pontuar as essenciais para que nosso Discipulado seja saudável e frutífero.

Um Planejamento responsável que sinalize aonde e como chegaremos com nossa comunidade. Todo o processo de Discipulado deve partir da responsabilidade pastoral, bem como a condução da sua implantação. O planejamento deve ser prático e eficaz, envolvendo toda a igreja local.

Centro de Formação. Chamamos de Escola de Líderes ou Escola de Discípulos com um trilho de formação específico. É um ambiente de investimento, de formação em nossa comunidade, onde todos/as têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e práticas ministeriais, de ser despertados/as e de se apaixonar, comprometendo-se com a Missão. O centro de formação é o coração da visão do Discipulado e da Igreja em Células.

A Consolidação. Hoje, um dos dramas que enfrentamos é o trânsito religioso. Acreditamos que uma Consolidação responsável promove um maior comprometimento com os novos membros que chegam à nossa comunidade, pois eles/as serão assistidos/as de perto, semanalmente (no mínimo dez encontros), por um membro maduro.

Células ou Grupos Pequenos. A Célula é um excelente meio de cuidado e pastoreio, bem como uma ferramenta eficaz de evangelismo. É um grupo de pessoas reunidas em uma casa ou outro ambiente, semanalmente, para estudar a Palavra, orar, compartilhar, louvar, testemunhar.

Encontros. O Encontro é um retiro espiritual com uma metodologia simples e eficaz para onde as Células enviam novos/as crentes para serem ativados/as, consolidados/as, construírem novos relacionamentos e descobrirem os propósitos de Deus para suas vidas.

Eventos-Ponte. Evento realizado pela Célula (pelo menos um a cada três meses) com finalidade evangelística, ou seja, convidar não crentes para alcançá-los/as para Jesus.

Supervisão. A Supervisão é o elemento-chave para obter sucesso duradouro nas Células. Supervisionar é monitorar, inspecionar, fazer um acompanhamento real. A supervisão mantém a motivação do líder, supre suas necessidades. O coração da supervisão é o cuidado com aqueles/as que estão sendo cuidadores/as no meio da nossa comunidade, é o discipulado pessoal.

Formação Continuada. Além do trilho de formação, o/a discípulo/a é desafiado/a a continuar investindo em sua vida por meio do programa de Formação Continuada da Escola de Líderes. Ele aborda temas de caráter específico para subsidiar o/a líder em sua prática ministerial e potencializar suas habilidades.

Para termos uma igreja saudável, crescendo naturalmente, precisamos ter a clareza das ações que desenvolveremos na comunidade que pastoreamos a fim de construirmos um caminho para a prática do Discipulado. 


Pastora Rosangela Donato | 4ª Região Eclesiástica
Publicada originalmente no Jornal Expositor Cristão de outubro


Tags: sem tags no momento!