Publicado por Sara de Paula em Notícias | 29/03/2018 às 15:13:44


Departamento Nacional de Trabalho com Crianças tem novo espaço virtual


novo-espaco-dntc-906-800x568.jpg

O novo espaço virtual do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC), no site da Sede Nacional da Igreja Metodista, reúne todas as informações e materiais de apoio do departamento, incluindo o novo vídeo institucional que apresenta as parcerias com outras áreas nacionais, como o Projeto Sombra e Água Fresca (SAF), Departamento Nacional de Escola Dominical e, claro, o Jornal Expositor Cristão, que já nesta edição traz uma área reformulada para o público infantil (veja na página 15). 

Elaine Rosendal S. da Silva, coordenadora nacional do departamento, destaca no vídeo institucional a importância de os departamentos existirem com o mesmo propósito. “Nós vemos a criança. Lutamos pela mesma coisa, pelo mesmo objetivo, que são as nossas crianças”, destaca. 

 O departamento agrega, em uma única página, as informações sobre as edições da Vigília Nacional pela Criança e Escola Bíblica de Férias (EBF), todas as artes gráficas produzidas para apoio dos trabalhos com crianças, como banners para momentos litúrgico, além das demais ilustrações dos Aventureiros em Missão usadas nas Revista de Escola Dominical e outros materiais de apoio para professores/as. Além disso, você confere a galeria de fotos do departamento e todas as músicas voltadas para o público infantil disponíveis para download no site.

As pessoas que trabalham com criança encontram nesse espaço o material usado nos encontros de capacitação promovidos pelo departamento, para trabalharem com sua equipe, independentemente da região onde estejam. Inclusive, foi pensando na facilidade de acesso às informações do departamento que a equipe disponibilizou o contato de cada coordenador/a regional na página. Assim é fácil tirar dúvidas e solicitar apoio junto ao departamento regional de trabalho com crianças em todo o Brasil. 

 As notícias sobre o DNTC e o conteúdo publicado pelo departamento no jornal Expositor Cristão também estão disponíveis na nova plataforma.

Visite agora e saiba mais: www.metodista.org.br/dntc.
     
Planejamento

O último encontro do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC), que aconteceu no dia 23 de fevereiro, na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, trouxe vários frutos para a equipe que trabalha dando suporte às pessoas que atuam com as crianças de até 12 anos de idade nas igrejas locais. Uma das primeiras novidades divulgadas pela coordenação nacional foi o tema da Escola Bíblica de Férias 2018: Criança na Luz, brilha Jesus. Em breve, todo material de apoio estará disponível no site da Sede Nacional da Igreja Metodista e em destaque na nova área destinada ao departamento.

 Durante o encontro, os/as coor­denadores/as regionais puderam viver um tempo de diálogo e capacitação, compartilhando as necessidades que têm vivido em suas Regiões. Annesley de Paula Pontes, coordenadora do Departamento Regional de Trabalho com Crianças (DRTC) da 4ª Região Eclesiástica (RE), foi uma das responsáveis por oferecer uma das capacitações ao grupo. Ela ofereceu à equipe duas palestras: a primeira voltada para liderança com o tema “Corpo, mente e emoções”; a segunda sobre a mente, o corpo e emoções, mas das crianças. “Falei da importância de ensinarmos às crianças a inteligência emocional, que pode ser desenvolvida, pode ser treinada e aprimorada por meio da construção de novos hábitos”, afirmou Annesley. A equipe também participou da capacitação “Pastoreando crianças” e promoveu uma série de diálogos com os demais departamentos com os quais se relaciona na área nacional.

Um dos projetos colocados em prática foi a gravação do programa “Saberes”, publicado pelo Departamento Nacional de Escola Dominical, onde cada coordenador/a falou um pouco sobre sua experiência com a educação infantil. Luciana Marinho, coordenadora do DRTC na 7ª RE, por exemplo, destacou a importância de ter um espaço voltado para as crianças nas igrejas. “Elas precisam saber que aquela igreja pensou nela na hora de fazer a construção”, defende Luciana. Os programas vão ao ar em breve no canal Educação Cristã Metodista no YouTube e na página oficial da Escola Dominical da Igreja Metodista no Facebook. 

Sara de Paula
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de abril.


Tags: sem tags no momento!