Publicado em Igreja e Sociedade, Metodismo | 29/10/2018 às 16:01:56


Centro Cultural Martha Watts memórias que aquecem o coração

No dia 6 de outubro, as mulheres do distrito de Piracicaba/SP, que abrange as cidades de Piracicaba, Capivari, Limeira e Santa Bárbara D'Oeste, compareceram ao evento “Memórias que aquecem o coração”, uma iniciativa do Centro Cultural Martha Watts (CCMW) e das secretarias distritais das mulheres, a fim de rememorar a história da missionária e fundadora da primeira escola metodista do Brasil, Martha Hite Watts.

O tema “Memórias que aquecem o coração” surgiu do desejo de que a visita encantasse as participantes, criasse memórias prazerosas e fortalecesse o trabalho de cada mulher ao conhecer a importância histórica de outras figuras femininas metodistas. Ao mesmo tempo, o encontro faz referência ao fato de que com o coração aquecido começou-se o movimento metodista, marcado pelo equilíbrio, vitalidade, fervor evangelístico e ardor educacional.

A secretária distrital Niceia Ramos de Souza destacou o legado deixado pela educadora: “A importância dessa visita é a contribuição para uma experiência rica em aprendizagem, na qual nos foi proporcionadas inúmeras descobertas que se configuram como um valioso legado para a vida e missão de todas nós, mulheres metodistas”. O evento, que dispunha de uma programação com café da manhã e visitas monitoradas ao museu, contou com a participação de cerca de 50 pessoas de diferentes idades.

“A importância dessa visita é a contribuição para uma experiência rica em aprendizagem, na qual nos foi proporcionadas inúmeras descobertas que se configuram como um valioso legado para a vida e missão de todas nós, mulheres metodistas” Niceia Ramos de Souza

Centro Cultural Martha Watts

Inaugurado em 2003 e completando 15 anos de atividades em junho deste ano, o CCMW possui um riquíssimo acervo sobre a trajetória de Martha Watts e do Colégio Piracicabano, bem como a ambientação de locais, como o quarto do internato feminino, o escritório de Lilly Ann Stradley e o Memorial das Escolas Metodistas, localizados nos andares que competem ao museu Prof. Jair de Araújo Lopes. O Centro Cultural também conta com salas de exposições temporárias e o Espaço Memória Piracicabana, onde estão reunidos os acervos de João Chiarini (cultura e folclore), Rocha Netto (esportes), Jair Toledo Veiga (genealogia), Arquivos do fórum municipal (processos jurídicos) e o jornal “O Diário”. 

 

Centro Cultural Martha Watts
R. Boa Morte, 1257 - Centro, Piracicaba/SP
Contato: (19) 3124-1889


Publicado originalmente na edição de novembro de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso.


Tags: sem tags no momento!