Publicado por Sara de Paula em Notícias | 03/07/2018 às 14:08:33


Centro Cultural Martha Watts completa 15 anos


O CCMW organizou um Festival de Arte no dia 9 de junho em Piracicaba

Há 15 anos começava uma nova história no antigo prédio do Colégio Piracicabano. Em junho de 2003, após restauração, foi inaugurado o Centro Cultural Martha Watts. Lugar de arte, cultura e história.

Seus espaços foram cuidadosamente pensados para perpetuar a história da primeira Instituição Metodista de educação do Brasil, a educação daquela época, suas permanências e mudanças. Ao mesmo tempo abriu-se um espaço onde a arte piracicabana e regional pudesse ser exposta. Juntaram-se a isso acervos que contam a história da cidade de Piracicaba e seus encantos.
Para celebrar esta data, realizamos um Festival de Arte no dia 9 de junho. Foi um momento de vivenciar, sentir, interagir e conhecer várias expressões artísticas com suas cores, formas e experimentações.


Tudo isso foi possível com o patrocínio e apoio de artistas, grupos, cursos da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), além de pessoas que amam a arte e entendem a importância deste espaço de arte, cultura, memória e história. Expressões culturais estas que são afirmações da cidadania que se busca por meio da convivência, da pesquisa, da interação, do diá­logo e, sobretudo, da educação.

História

O Centro Cultural Martha Watts foi inaugurado em 27 de junho de 2003 após a reforma do prédio matriz do Colégio Piracicabano, fundado em 1884. Possui salas de exposições temporárias, Salas Monet e Da Vinci, no térreo, e a Irineu Guimarães, no primeiro andar; miniauditório para conferências, filmes, debates, cursos; museu Prof.ª Jaïr de Araújo Lopes; sala de oficinas; laboratório de conservação; reserva técnica e o Espaço Memória Piracicabana. A programação de atividades é elaborada mensalmente; contendo eventos, exposições e demais atividades. 
O espaço faz parte da história da cidade de Piracicaba, tanto pela história aqui registrada como pelo incentivo às artes. Artistas renomados e iniciantes em todas as áreas e técnicas têm no CCMW a possibilidade de mostrar o seu trabalho, além de pesquisas nos acervos. 

Joceli Cerqueira Lazier
Coordenadora do Centro Cultural Martha Watts e Núcleo Universitário de Cultura da Unimep

Atividades desenvolvidas durante o Festival

Canto coral – Coral do Fórum de Piracicaba
Regente: Hilara Crestana; Pianista: Lucas Bueno Dias 
Recital de Piano: Cecília Bellato e alunos
Apresentação Teatral: Grupo de Teatro Universitário da Unimep - Cochicho 
Caipiras do Plein Air: Associação Piracicabana dos artistas plásticos (Apap), os artistas pintaram seus trabalhos ao vivo
Pintura coletiva: todas as pessoas que estiveram no evento puderam participar com suas pinceladas nas telas preparadas para a pintura coletiva
Exposição fotográfica do Curso de Fotografia da Unimep: “O Centro Cultural Martha Watts por outros ângulos e outros suportes”
Varal poético: Com a participação dos poetas da Academia Piracicabana de Letras e Centro Literário de Piracicaba (CLIP) 
Exibição do Projeto “Coletando Memórias”: projeto de História Oral, uma parceria entre a CCMW e TV Unimep
Visita ao Museu Prof.ª Jaïr de Araújo Lopes: visitas abertas ao museu. Além disso, tivemos um delicioso café preparado pelo curso de gastronomia da Unimep

Confira abaixo o álbum de fotos completo do Centro Cultural Martha Watts. Fotos de divulgação.

Festival de artes Martha Watts


Tags: sem tags no momento!