Publicado por Redação em Notícias - 03/07/2018 às 14:08:33

Centro Cultural Martha Watts completa 15 anos

O CCMW organizou um Festival de Arte no dia 9 de junho em Piracicaba

Há 15 anos começava uma nova história no antigo prédio do Colégio Piracicabano. Em junho de 2003, após restauração, foi inaugurado o Centro Cultural Martha Watts. Lugar de arte, cultura e história.

Seus espaços foram cuidadosamente pensados para perpetuar a história da primeira Instituição Metodista de educação do Brasil, a educação daquela época, suas permanências e mudanças. Ao mesmo tempo abriu-se um espaço onde a arte piracicabana e regional pudesse ser exposta. Juntaram-se a isso acervos que contam a história da cidade de Piracicaba e seus encantos.
Para celebrar esta data, realizamos um Festival de Arte no dia 9 de junho. Foi um momento de vivenciar, sentir, interagir e conhecer várias expressões artísticas com suas cores, formas e experimentações.


Tudo isso foi possível com o patrocínio e apoio de artistas, grupos, cursos da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), além de pessoas que amam a arte e entendem a importância deste espaço de arte, cultura, memória e história. Expressões culturais estas que são afirmações da cidadania que se busca por meio da convivência, da pesquisa, da interação, do diá­logo e, sobretudo, da educação.

História

O Centro Cultural Martha Watts foi inaugurado em 27 de junho de 2003 após a reforma do prédio matriz do Colégio Piracicabano, fundado em 1884. Possui salas de exposições temporárias, Salas Monet e Da Vinci, no térreo, e a Irineu Guimarães, no primeiro andar; miniauditório para conferências, filmes, debates, cursos; museu Prof.ª Jaïr de Araújo Lopes; sala de oficinas; laboratório de conservação; reserva técnica e o Espaço Memória Piracicabana. A programação de atividades é elaborada mensalmente; contendo eventos, exposições e demais atividades. 
O espaço faz parte da história da cidade de Piracicaba, tanto pela história aqui registrada como pelo incentivo às artes. Artistas renomados e iniciantes em todas as áreas e técnicas têm no CCMW a possibilidade de mostrar o seu trabalho, além de pesquisas nos acervos. 

Joceli Cerqueira Lazier
Coordenadora do Centro Cultural Martha Watts e Núcleo Universitário de Cultura da Unimep

Atividades desenvolvidas durante o Festival

Canto coral – Coral do Fórum de Piracicaba
Regente: Hilara Crestana; Pianista: Lucas Bueno Dias 
Recital de Piano: Cecília Bellato e alunos
Apresentação Teatral: Grupo de Teatro Universitário da Unimep - Cochicho 
Caipiras do Plein Air: Associação Piracicabana dos artistas plásticos (Apap), os artistas pintaram seus trabalhos ao vivo
Pintura coletiva: todas as pessoas que estiveram no evento puderam participar com suas pinceladas nas telas preparadas para a pintura coletiva
Exposição fotográfica do Curso de Fotografia da Unimep: “O Centro Cultural Martha Watts por outros ângulos e outros suportes”
Varal poético: Com a participação dos poetas da Academia Piracicabana de Letras e Centro Literário de Piracicaba (CLIP) 
Exibição do Projeto “Coletando Memórias”: projeto de História Oral, uma parceria entre a CCMW e TV Unimep
Visita ao Museu Prof.ª Jaïr de Araújo Lopes: visitas abertas ao museu. Além disso, tivemos um delicioso café preparado pelo curso de gastronomia da Unimep

Confira abaixo o álbum de fotos completo do Centro Cultural Martha Watts. Fotos de divulgação.

Festival de artes Martha Watts


Posts relacionados

Última Edição, Notícias, por José Geraldo Magalhães

21º Concílio Geral aprova proposta para sessão presencial

No início da sessão online do 21º Concílio Geral (CG) no período da tarde de hoje (11), foi lido por Algacyr Júnior da 8ª Região, as considerações da proposta da Cogeam e Colégio Episcopal para que a segunda e as demais sessões da reunião do 21º CG sejam realizados nos dias 3 a 10 de julho de 2022 e que os mandatos atualmente vigentes, sejam prorrogados até 31 de dezembro do mesmo ano.