Publicado por Sara de Paula em Notícias | 04/01/2018 às 17:07:06


Caráter cristão e integridade são temas das revistas de Escola Dominical


A caminhada cristã é repleta de desafios, sendo que o maior deles é a integridade diante de Deus e da sociedade. Integridade tem a ver com inteireza, ou seja, comprometimento absoluto com o que se acredita. Nós, povo de Deus, somos um povo íntegro por meio da preciosa presença de Jesus Cristo e do seu Espírito que nos orienta.

Em tempos em que a falta de ética e a integridade são evidenciadas nos escândalos sobre corrupção, precisamos ter sobriedade e vigilância. “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” (1 Pedro 5.8-9).

Se a maldade e a desonestidade estão presentes em uma sociedade corrupta, a integridade e a bondade são valores inestimáveis no Reino de Deus e, portanto, marcas de uma vida de santidade. Só venceremos à medida que resistirmos firmes na fé e, quanto mais estudamos e aprendemos sobre a razão da nossa fé, isto é, Jesus Cristo, mais condições teremos de permanecer com integridade diante desse mundo injusto e violento.

Caráter cristão e integridade são os principais temas da nova edição das revistas para Escola Dominical trabalhados a partir de diferentes estudos, entre os quais encontramos algumas parábolas de Jesus e sermões de John Wesley (A Cura da Maledicência; Quase Cristãos; A Imperfeição do Conhecimento Humano e A Negação de Si Mesmo) e duas lições para o tempo de Páscoa. 

O título desta edição da Coleção Bem-Te-Vi é “Palavra que ensina amar” e a cada encontro as crianças e pré-adolescentes poderão aprender sobre os valores do Reino de Deus que nos ajudam a viver com integridade em nosso relacionamento com Deus e com as pessoas.

Através de algumas histórias bíblicas e de ensinamentos de Jesus e do apóstolo Paulo, são vistos que valores como justiça, solidariedade, amizade, humildade, misericórdia e tantos outros são muito preciosos e precisam fazer parte da vida de quem deseja viver conforme a vontade de Deus.

As revistas da Escola Dominical

As revistas da Escola Dominical, ao longo da sua história, colaboram, através do estudo compartilhado, para o conhecimento das Escrituras, a maturidade cristã e a formação missionária dos discípulos e discípulas de Jesus Cristo. Os títulos atendem a todas as faixas etárias, incluindo um material específico para a equipe docente.

Atualmente são publicadas as seguintes revistas

Coleção Bem-Te-Vi: Bem-te-vi Crescer 0-3 anos – para professores/as; Bem-te-vi Jardim (4-6 anos), Bem-te-vi (7-9 anos), Bem-te-vi em Voo (10-13 anos) – para alunos/as e para professores/as.

Outras faixas etárias: Flâmula Juvenil, para adolescentes, Cruz de Malta, para jovens, e Em Marcha, para adultos/as. Todas contêm exemplares para alunos/as e para professores/as.

A equipe de redação é composta por pedagogas, pastoras e pastores que contam com a colaboração de vários irmãos e irmãs das nossas igrejas metodistas no Brasil. As revistas são fruto de uma construção coletiva, filosofia que rege a produção.

A concepção teológica e pedagógica baseia-se em Lucas 24.13-35, um texto clássico para ilustrar a pedagogia de Jesus, cujas principais características são: a pergunta, a escuta, o diálogo, o confronto pessoal e o desafio para o serviço. É a partir dessas características que o conteúdo e os planos de aula são elaborados. 

O currículo é temático e tem sido construído a partir das demandas da Igreja, da sociedade e em diálogo com o Plano Nacional Missionário. Com a intenção de promover a unidade e conexidade da igreja, todas as faixas etárias (garantidas suas especificidades) estudam os mesmos temas. Todas as revistas são compostas por 23 estudos, o que atende ao período de quase um semestre. 

O objetivo do Departamento Nacional de Escola Dominical é colaborar para que o povo de Deus se mantenha firme na verdadeira e genuína Palavra de Vida, as Sagradas Escrituras, e a equipe está sempre aberta ao diálogo e sugestões para que as revistas sejam instrumento de graça e verdade na formação do caráter íntegro e missionário da igreja de Jesus Cristo. 

Confira abaixo o anúncio completo, e acesse o site da Angular Editora para adquirir as revistas de Escola Dominical: 



Redação EC
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão de janeiro/2018. Acesse aqui.


Tags: sem tags no momento!