Publicado por Redação em Notícia - 06/06/2023 às 09:54:58

Sede Santos!

 

“O ser humano tem sempre sede de crescer em graça e avançar diariamente no conhecimento e no amor de Deus”

(Sermões de Wesley, vol. 2, pg. 286)

 

“Porquanto está escrito: Sede santos como eu sou santo”. (1 Pedro 1.16)

O que você pensa quando lê o texto acima? Seria possível ser santo como Deus é?

Esse é um daqueles versículos que nos desafiam na vida cristã. Comumente respondemos a este desafio dizendo que só Jesus é santo e que é impossível ser como Ele. Entretanto, uma das principais contribuições doutrinárias do Metodismo é a doutrina da Perfeição Cristã.

Perfeição Cristã é uma doutrina cristã que sustenta que após a conversão os(as) cristãos(ãs) podem ser santificados(as) do estado do pecado original. É a chamada Perfeição Cristã por ser também conhecida como total santificação ou uma jornada à perfeição. A Perfeição Cristã ou Santificação está geralmente classificada como “caminho para a perfeição”.

O tema da santidade sempre foi muito importante para John Wesley e o Movimento Metodista, já que, para ele, a vida cristã é um desafio constante de estar no caminho da salvação, e todo caminho precisa de um alvo, uma chegada. A Santidade ou Perfeição Cristã precisa ser o alvo do(a) cristão(ã) para que se mantenha no caminho.

Veja que a queda corrompeu o ser humano e só o processo de santificação pode arrancar essa “raiz do mal” e nos restaurar à imagem e semelhança divinas. Na prática, devemos cooperar com essa obra do Espírito Santo de nos restaurar ao que fomos projetados(as) por Deus para ser. Como está em Efésios 4.22, devemos nos despir da velha natureza e nos revestir da nova vida dada em Cristo Jesus. Nos despir significa eliminar o pecado de nossa vida o máximo que pudermos. E nos revestir significa nos encher da essência divina que é o amor!

Agora que entendemos isso, vamos voltar ao texto inicial: “sede santos como eu sou santo”. Agora ele nos parece diferente! Mais que uma ordem imperativa e de difícil cumprimento, esse texto é um convite a participar da bênção da restauração ao plano original de Deus: sermos imagem e semelhança dEle! Conhecida como a “segunda bênção”, a santificação é o processo contínuo e criativo da Graça de Deus, que recebemos pela fé que opera pelo amor (Efésios 4.6).

Portanto, aceite o convite e percorra esse caminho extraordinário preparado por Deus para todo o que crê, e desfrute de uma vida cada vez mais abundante no Senhor através da santidade!

 

 

Rev. Rejane Gama

Pastora da Igreja Metodista da Barra da Tijuca (1ª RE)


Posts relacionados