Publicado por José Geraldo Magalhães em Atualidade - 26/03/2020 às 13:24:05

Pronunciamento da Aliança Cristã Evangélica Brasileira

“Contudo, Deus atentou para o sofrimento deles, quando ouviu o seu clamor.” Salmos 106.44

A humanidade está passando por uma pandemia sem precedentes na história recente. O COVID-19 ou Coronavírus tem avançado e não respeita fronteiras, etnias, religiões ou classes sociais. Diante dos casos de contágio e mortes numa escalada exponencial constata-se que:

  1. Rapidamente grande parte da população mundial contrairá o vírus;
  2. A velocidade do alastramento da doença supera as condições dos sistemas de saúde de todas as nações, sobrecarregando e colapsando a capacidade de atendimento;
  3. Os idosos com mais de 60 anos possuem uma probabilidade de letalidade mais alta;
  4. As pessoas que possuem comorbidades como hipertensão arterial, diabetes, doenças imunossupressoras constituem o grupo de maior risco.

Por causa desse quadro e com base em estatísticas relacionadas à epidemia de vários países, desde o foco inicial na China até mais recentemente a evolução da doença nos Estados Unidos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta para uma reação mais contundente com vistas ao retardamento da pandemia.

A partir deste cenário a Aliança Cristã Evangélica Brasileira recomenda que todas as igrejas evangélicas do país bem como as organizações cristãs:

  1. Estabeleçam uma rotina de oração constante em favor das autoridades; do ministro e dos secretários de saúde, dos profissionais de saúde (pesquisadores, médicos, enfermeiros);
  2. Sigam rigorosamente as instruções de isolamento social ou quarentena que estão sendo adotadas pelos estados e reafirmadas pelo ministério da saúde;
  3. Evitem aglomerações realizando cultos à distância e atendimento aos membros via redes e telefone;
  4. Somem esforços com o poder público para o atendimento dos mais vulneráveis (moradores de rua, habitantes em comunidades carentes) oferecendo os espaços físicos caso haja necessidade;
  5. Cobrem do poder público políticas de compensação salarial e renda para o trabalhador informal nesse período;
  6. Auxiliem vigorosamente em suas igrejas locais o ministério de diaconia atendendo o pobre, o estrangeiro, o refugiado, o imigrante, a viúva e o órfão;
  7. Sejam prudentes escolhendo sempre a vida em primeiro lugar.

Não é hora de partidarismos. A Igreja é convidada a discernir e perceber além do jogo político. Não podemos ficar reféns da miopia de governantes que apostam na divisão como estratégia política. Devemos preservar a vida para o bem de todos.

A lógica econômica não deve sobrepujar a defesa da vida. Primeiro o homem e a mulher foram criados, depois foi ordenado o trabalho. O homem não foi criado para o trabalho, o trabalho foi criado para o homem. Existem formas alternativas ao trabalho em momentos de crise, a solidariedade é a maior delas.

Repudiamos toda a tentativa de ganho político na exploração da crise ou na diminuição dela. Tais estratégias são desumanas, destruidoras, desagregadoras e diabólicas.

A ciência médica deve ser ouvida.

O momento é de proteção à família, aos domésticos da fé e ao nosso povo sofrido. Agindo localmente para impactar globalmente.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

Brasília, 25 de março de 2020

Aliança Cristã Evangélica Brasileira


Tags: covid-19, coronavirus,


Posts relacionados

Atualidade, por José Geraldo Magalhães

Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de dezembro: Natal, Deus conosco!

Trazer mais uma vez nas páginas do Expositor Cristão (EC) o verdadeiro significado do Natal (as edições mais recentes foram de agosto de 2012, setembro de 2013, novembro de 2017 e de 2018) é lembrar que o Verbo se fez carne e habitou entre nós! Deus se fez humano para salvar todo/a aquele/a que nEle crê (Jo 3.16).

Atualidade, Editorial, Capa, por José Geraldo Magalhães

EC de setembro: Igreja no lixão

São mais de cem voluntários e voluntárias que deixam suas denominações e vão, em nome de Jesus, fazer missão. São membros de várias igrejas, entre elas, a Metodista, a Segunda Igreja Batista e Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Um verdadeiro testemunho cristão que mereceu a capa desta edição.

Conscientização, Atualidade, Opinião, Editorial, Capa, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC outubro 2019

No mês considerado das crianças, destacamos, nesta edição, a última pesquisa do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos (MDH) tendo como foco a violência infantil. Foram 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo que 17.093 registros são referentes à violência sexual. Leia a reportagem completa em nosso site!

Notícias, Igreja e Sociedade, Atualidade, por José Geraldo Magalhães Jr.

Muro de galpão desaba em Contagem e atinge parte lateral de Igreja Metodista

Na tarde de sexta-feira (12), parte da parede lateral da Igreja Metodista no bairro Kennedy, em Contagem (MG), desabou após ser atingida por sacas com toneladas de açúcar que ficavam armazenadas no galpão ao lado. Ninguém ficou ferido