Publicado por Redação em Notícia - 17/01/2024 às 09:34:39

Permanecer Ligados em Cristo

Esta foi a ênfase do tema trabalhado em 2023 nas ações realizadas com a juventude da Igreja Metodista

A Confederação Metodista de Jovens é o órgão de representação nacional dos jovens metodistas do Brasil. Nosso principal objetivo é apoiar todos os grupos para gerar unidade, entusiasmo, capacitação e dar ao jovem o seu propósito e visão missionária.

 

Hoje a mesa é composta por 5 pessoas: Guilherme Goriel – 5ª RE (presidente), Jéssica Guimarães – 4ª RE (vice-presidente), Luan Canellas – 7ª RE (assessor de comunicação), Lucas Goulart (assessor financeiro) e Erika Fujita (secretária de Atas).

 

Neste ano, nosso desafio foi retornar com as atividades que durante muito tempo não foram possíveis devido à pandemia. E, além disso, voltar a desenvolver a unidade entre as federações, relembrando a importância de sermos uma igreja conexional.

 

O tema trabalhado em 2023 foi o Permanecei (João 15.4). Procuramos enfatizar em nossas ações a importância do jovem permanecer ligado em Cristo, criar raízes profundas no autor da vida, pois só Ele pode nos guiar. Afinal, precisamos nos lembrar que somos totalmente dependentes dEle.

 

E, para isso, em abril, tivemos a nossa primeira reunião presencial da mesa plena, que contou com a participação dos presidentes de quase todas as regiões. Foi um tempo de troca de experiência, planejamento e comunhão.

 

Em março, além do tradicional mês da juventude, lançamos o nosso podcast: Confacast. Nele, temos discutido e conversado sobre os desafios da juventude, sonhos, missões e tudo o que envolve a rotina de um jovem.

 

Em novembro, realizamos o Liderança 4.0, um evento online com a duração de quatro dias, aberto a todos os jovens metodistas, com um valor simbólico de apenas R$ 20, para que ele recebesse ferramentas para trabalhar.

 

Os temas, ministrados por profissionais das áreas, foram sobre Criatividade, Gestão Financeira, Gestão de Conflitos e Inteligência Emocional.

 

Um braço importante da Confederação é a Agência Malta, nossa agência de missões transculturais. Em 2023, podemos destacar o Projeto Ribeirinhos, que aconteceu em Parnaíba (PI), em parceria com a MEAP (Missão Evangélica de Apoio aos Pescadores). Esse projeto tem como objetivo mobilizar a juventude metodista a ter uma experiência de missão fora dos padrões urbanos que conhecemos em nossas igrejas.

 

E agora, em dezembro, o Treina Malta, nosso treinamento missionário que já despertou mais de 1 mil jovens metodistas a viverem plenamente seus propósitos na igreja local, no Brasil e em outras nações. Esse ano vai acontecer pela primeira vez na 2ª RE, na cidade de Porto Alegre (RS).

 

O desafio para 2024 é a realização do Encontro Nacional de Jovens. O último aconteceu em 2018, na UMESP. Sabemos a importância desse encontro pela conexão, energia e o movimento que é gerado através dele e que chega até a igreja local. Além do Encontro Nacional, queremos continuar participando de perto de cada movimento em cada região, lembrando que no final de 2024 acontecem os Congressos Regionais, onde são eleitas as novas mesas de Federações.

 

O que nos move em meio aos grandes desafios não é e nunca será a nossa própria força. Mas, sim, o sonho e o propósito que Deus tem colocado em cada um de nós da mesa da Confederação. Que em 2024 possamos ver a nossa juventude cada vez mais viva, apaixonada por Jesus e cumprindo a missão que a ela foi confiada.

 

Guilherme Goriel

Presidente da Confederação Metodista de Jovens


 

Agência Malta, de missões transculturais, é um importante braço da Confederação.

 

No final de 2024, Congressos Regionais elegerão as novas mesas das federações.

 

Desafio para 2024 é a realização do Encontro Nacional de Jovens. O último foi em 2018.


Posts relacionados