Publicado por Redação em Notícias - 09/07/2022 às 22:59:49

Ordem do Mérito Metodista é aprovada para oito irmãos e irmãs durante o 21CG

betts-389-800x568.jpg
Davi Betts agradecendo a Ordem do Mérito Metodista no 21CG. Foto: Rodrigo de Britos

Durante o 21º Concílio Geral da Igreja Metodista, que aconteceu de 3 a 10 de julho, em Sorocaba, São Paulo, oito pessoas foram indicadas à Ordem do Mérito Metodista, uma honraria de reconhecimento concedida a personalidades relevantes na vida e missão da Igreja, que é regulamentada através do artigo 269 dos Cânones.

A data para celebração e entrega da Ordem do Mérito ainda será agendada para acontecer dentro do próximo período eclesiástico. Confira abaixo cada momento de proposta de concessão da Ordem do Mérito.


Rev. Paulo Roberto Garcia, 04/07

Na tarde do dia 04 de julho, após a apresentação do Relatório da Faculdade de Teologia (Fateo), o pastor Fernando Fliper da Remne usou a palavra para propor o título de Ordem do Mérito Metodista ao prof. Paulo Roberto Garcia. O bispo José Carlos Peres que estava presidindo a sessão no momento, colocou em votação por aclamação, que foi aceito por todos os conciliares.


Revda. Joana Darc Meirelles, 05/07

Na tarde do dia 05 de julho, após a apresentação do relatório da Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista, e o anúncio de sua aposentadoria, um grupo propôs que se concedesse à pastora, o título da Ordem do Mérito Metodista. “A Joana Darc Meireles, tem servido com dedicação e testemunho fiel a Igreja Metodista como pastora há mais de 40 anos e como secretária para Vida e Missão da Igreja Metodista, há 15 anos”. A proposta foi apresentada pela pastora Margarida Fátima de Souza Ribeiro, e assinada por Eva Regina Pereira Ramão, representando a Pastoral de Combate ao Racismo, Ivana Aguiar Garcia, representando a Confederação Metodista de Mulheres, e Paulo Garcia, representando a Fateo. O concessão do título foi acolhido e celebrado pelo Concílio.   


Josué Augusto da Silva, 05/07

Também na tarde do dia 5 de julho, depois da apresentação do Conselho Fiscal, Geisa Nunes de Oliveira, Herlon Romão de Oliveira e Luciano Sathler propuseram ao presidente que levasse ao plenário a proposta para que Josué Augusto da Silva, recebesse a Ordem do Mérito Metodista pelos 40 anos de trabalho na Igreja Metodista. O bispo Luiz Vergílio que presidia a sessão levou a proposta ao plenário por aclamação, que foi aprovada e aplaudida de pé. Após o momento de confirmação, Josué Augusto da Silva ministrou um louvor, cantando e tocando violão em alegria.


Dilson Soares, 06/07 - noite, antes da apresentação de cordel

Na noite do dia 6 de julho, o bispo Luiz Vergílio que presidia a sessão chamou o pastor Dilson Soares Dias, para que a Igreja orasse pela vida do pastor. Em seguida, o pastor Georg Roberto Emmerich, da Remne, pediu a palavra ao plenário para que concedesse ao pastor Dilson a Ordem do Mérito Metodista. O bispo presidente, Luiz Vergílio, colocou em votação que foi aprovado por unanimidade.


Márcio de Moraes, 06/07

No começo da tarde do dia 6 de julho, o delegado Luiz Alceu Zaparolli e Luciano Sathler Rosa Guimarães, fizeram a proposta, para a concessão do Título da Ordem Metodista ao professor Marcio de Moraes. A proposta foi acolhida e aprovada por unanimidade pelo plenário do 21º Concílio Geral.


Rev. Nicanor Lopes, 09/07

No final da apresentação do no Cenáculo para o 21º Concílio Geral da Igreja Metodista, houve uma proposta da delegada Cleide Trigo, da 5ª RE, para que delegadas e delegados reunidos em Sorocaba, concedessem o título da Ordem do Mérito Metodista ao pastor Nicanor Lopes pelos serviços prestados. Cleide ressaltou a representatividade do pastor nos Concílios Gerais e agora como editor nacional do no Cenáculo. O bispo João Carlos Lopes se dirigiu ao plenário que disse sim por aclamação.


Rev. João Nelson Betts, 09/07

Na manhã do dia 9 de julho, durante a sessão presidida pelo Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, a pastora Margarida Fátima de Souza Ribeiro pediu a palavra para falar em nome da 2ª RE, propondo que fosse outorgada a Ordem do Mérito Metodista ao pastor João Nelson Betts, que completará 100 anos no dia 1 de dezembro desse ano. “O Rev. João Nelson Betts tem servido com dedicação, amor, testemunho e fidelidade à Igreja Metodista”, declarou a delegada, partilhando informações da sua atuação na Educação Metodista.

Em seguida, a Ordem do Mérito foi também concedida ao seu filho, o Secretário de Comunicação do Concílio Geral, Davi Betts. 


Davi Betts, 09/07 

Ainda na manhã do dia 9, logo após a proposta da Ordem do Mérito Metodista ao Rev. João Nelson Betts, o Bispo José Carlos Peres, pedindo uma palavra de privilégio, solicitou também que honraria se estendesse ao filho, Davi Betts, responsável pela parte técnica dos Concílio Gerais. Entre muitas outras atividades, Davi foi secretário de comunicação na 2ª RE. A pastora Margarida Ribeiro destacou o trabalho de mais de 50 anos do professor Davi Betts.

Sendo conduzido à frente, sob os aplausos da plenária, Davi Betts teve uma palavra de agradecimento. Davi destacou o privilégio de ter feito parte das atividades do juvenis metodistas que o afastaram das coisas ruins do mundo. Destacou ainda a importância da Educação Metodista em sua vida, e também o privilégio de ter encontrado a sua esposa na Igreja. “Sempre Deus abriu uma porta. E essa caminhada não foi o que eu tinha trabalhado. Eu pretendia ser pastor, mas Deus foi abrindo portas para outros tipos de ministérios.”


Posts relacionados

Notícias, Metodismo, Educação, Internacional, por José Geraldo Magalhães Jr.

A educação metodista em tempos de incerteza é tema de Congresso Internacional da ALAIME

O Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodsta, participou do primeiro dia do Congresso Internacional da Associação Latinoamerica de Instituições Metodistas de Educação – ALAIME 2019.