Publicado por José Geraldo Magalhães em Capa, Editorial - 22/04/2020 às 10:38:19

Jornal EC maio 2020: uma Igreja virtual

Nos últimos dois meses, as igrejas, de modo geral, reinventaram-se devido à pandemia da Covid-19, que já deixou 5,1 mil mortos e 73,5 mil casos confirmados somente no Brasil até o fechamento desta edição. As redes sociais ganharam seu espaço. Lideranças clérigas e não clérigas foram para a internet assistir ou fazer as lives. 

No início eram bem poucas, agora, principalmente aos domingos na hora dos cultos, a pessoa pode escolher participar da celebração da Igreja que ela deseja sem mesmo sair de casa. São os cultos on-line ao vivo, mas cada um/a em sua casa para manter a recomendação do Ministério da Saúde, o isolamento social. 

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista também teve que se adequar. Reuniões virtuais foram mais frequentes. Cada Região Eclesiástica e Missionária teve as orientações episcopais por vídeos. 

A Coordenação Geral de Ação Missionária, a Cogeam, seguiu os mesmos passos – reuniões on-line. O fato é que o novo Coronavírus fez com que a Igreja, de certa forma, se expandisse pelo mundo virtual. Nesta edição abordamos essa temática da Igreja on-line. Será que após a pandemia, com o fim da quarentena, ela continuará presente na internet? Creio que não há mais volta, ela estará na internet, mas o saudoso abraço, o aperto de mão, o olhar pastoral ainda fazem das comunidades do Novo Testamento seu estilo próprio de ser. É preciso o reencontro!

Continuemos com fé, esperança e amor. A teologia do tripé paulino para que as coisas se normalizem. Seguimos nesta edição com a penúltima publicação da série As mulheres na missão, além de algumas ações das Igrejas nesse tempo de pandemia e um caloroso abraço em todas as mamães que sempre são homenageadas nas Igrejas no Dia das Mães. No entanto, neste ano, devem receber apenas o abraço de seus familiares porque ainda estamos vivendo o distanciamento e isolamento social.

Que Deus nos ajude e nos abençoe!

Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão


Tags: covid-19, coronavirus, colegio-episcopal, igreja-online


Posts relacionados

Editorial, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de agosto: tende bom ânimo

O título deste editorial faz parte de uma frase dita por Jesus. Trouxemos na matéria de capa deste mês uma abordagem para tentar ajudar as pessoas a superarem as aflições. 

Notícias, Capa, Editorial, Opinião, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC setembro 2019

Nesta edição, destacamos os 90 anos da revista Voz Missionária – um marco na literatura cristã. Na matéria de capa você vai saber como ela surgiu em um período de grande depressão econômica mundial, cujo início foi marcado pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. No entanto, para as mulheres metodistas foi um momento especial.