Publicado por José Geraldo em Eventos | 07/05/2020 às 13:51:03

Igreja Metodista Central em Goiânia realiza cultos Drive-in

Nos últimos meses estamos vivenciando um tempo de distanciamento social por causa do novo Coronavírus. Igrejas fechadas, cidades no início da pandemia desertas, órgãos públicos de saúde sem leitos para atender pacientes e decretos governamentais são alguns exemplos do caos nos últimos 60 dias.

A Igreja foi para a internet com os cultos on-line e lives, para as ruas, como é o caso da Igreja Metodista Central em Natal/RN, que não parou o trabalho com as pessoas em situação de rua, e foi também para o shopping. Foi o que aconteceu em Goiânia/GO, uma vez que o decreto do governo estadual nº 9.653, de 19 de abril de 2020, permitiu que as celebrações pudessem acontecer, desde que respeitadas algumas condições, como limitação de pessoas, distanciamento e fornecimento de meios para higienização das mãos e calçados. 

Apesar da liberação, a Igreja Metodista Central em Goiânia optou por realizar um culto em estilo drive-in, ou seja, com as famílias dentro do carro. A celebração aconteceu no dia 26 de abril no estacionamento do complexo da Estação da Moda Shopping e contou com a presença de cerca de 90 veículos. As famílias ficaram dentro de seus carros e todos/as usando máscaras. Não foi permitido descer e, inclusive, eventuais saídas para o uso do banheiro foram controladas. As crianças gostaram do momento lúdico, em que teve buzinaço, como relembrou o Pastor Edinei Berteli Reolon.

O pastor disse que a igreja contou com o apoio de outras pessoas. “Tivemos equipe de segurança, prefeitura municipal, pessoal do shopping, manobristas da igreja, parceria com o pessoal do shopping e arrecadamos 500 kilos de alimento, que já ficaram no shopping para atender as famílias dos/as lojistas. Temos agora um comitê de crise, que é composto por uma médica, um advogado, um financeiro, um psicólogo e dois pastores. Assim que tivermos a autorização da prefeitura, faremos os cultos no shopping”, compartilhou o Pastor Edinei.

A iniciativa marcou o reinício das atividades presenciais de forma mais inclusiva, uma vez que o decreto estadual não permite, no templo, a presença de pessoas com mais de 60 anos ou que façam parte de grupos de risco. 

“Nós entendemos que as famílias como um todo estão precisando desse momento de reencontro e congregação. Talvez ele seja até mais necessário justamente a quem tem mais risco de desenvolver a doença na forma mais grave em caso de contágio, pois elas ficam mais assustadas com essa nova realidade”, finalizou o Pastor Edinei. 

Drive-thru 
No mês de abril, a Igreja Metodista Central em Goiânia também foi tema da reportagem na TV local. Foi realizado um drive-thru para arrecadar alimentos em tempos de pandemia. Os/as irmãos/ãs realizaram o trabalho durante duas semanas no próprio estacionamento da igreja. O Pastor Edinei Berteli Reolon conta como foi.

“As pessoas ligavam para a igreja e agendavam o horário, organizado a cada dez minutos. Então elas paravam o carro no estacionamento da igreja, onde havia uma tenda. Ali elas recebiam uma palavra pastoral, e o pessoal do Ministério de Ação Social (MAS) pegava os alimentos, limpava e levava para o Ação social. Também foi possível fazer doações em dinheiro ou entrega do dízimo, visto que a tesouraria também estava presente”, disse o pastor.

Outro trabalho importante foi realizado pelos/as líderes das células, que foram até o drive-thru para levar o Quilo do amor das células. “Arrecadamos duas toneladas de alimentos. Conseguimos atender 130 famílias e continuamos cadastrando pessoas. Temos 60 famílias cadastradas. Ajudamos também casas de recuperação, e cerca de 25 famílias da creche do Distrito também foram beneficiadas”, finalizou o Pastor Edinei. 


Tags: sem tags no momento!