Publicado por Redação em Metodismo - 04/03/2024 às 13:22:52

Estatística Nacional: o desafio e a realidade dos seus dados

No período entre os últimos Concílios Gerais (2016 e 2022), houve crescimento líquido do número total de membros, ministério pastoral e igrejas, mas queda na frequência das escolas dominicais após a pandemia

 

"Façam um recenseamento de toda a comunidade de Israel, pelos seus clãs e famílias, alistando todos os homens, um a um, pelo nome.” (Números 1:2)

Ao longo dos anos, pastores e pastoras preenchem o “Formulário da Estatística da Igreja Local” com dados das atividades de todos os segmentos da Igreja Local durante o ano indicado.


“A estatística é um ramo de grande importância da matemática, desenvolvendo técnicas como a coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação. O uso da matemática para a tomada de decisões vem acompanhando nossa história desde o início das grandes civilizações”.


Assim, a ESTATÍSTICA NACIONAL contempla três itens:

1. Registrar, em números, a movimentação das atividades das Igrejas Locais conforme totalização anual em cada Região Eclesiástica.
2. Registrar, em números, a movimentação de clérigos e clérigas (ativos/inativos) e leigos e leigas nomeados(as) em cada Região Eclesiástica.
3. Relatar, em números, os dados das propriedades e instalações ligadas à Sede Regional.


Mensurados os dados, são diversas as possibilidades de análise e utilização de conhecimento e ações concretas e objetivas em nível Local, Distrital, Regional e Nacional. 

O objetivo deste artigo é reunir dados das estatísticas referentes aos anos de 2016 a 2022 – coincidindo com o período entre o 20º Concílio Geral (realizado em 2016) e o 21º Concílio Geral (realizado em duas sessões: 2021/2022).


Seguem alguns gráficos, que nos conduzem a alguns itens de destaque para conhecimento e análise pessoal e estrutural (Igrejas, Distritos, Regiões e Nacional):


 

Obs.: O total negativo de 2022 refere-se ao
item “Erros Estatísticos do ano anterior” onde
apenas uma Região teve acerto positivo.


A média total de crescimento líquido do período de 2016 a 2022 é 1%.

Percebe-se que a movimentação de desligados + de erros anteriores (muitas vezes para acerto de rol) é muito grande, o que sugere diversas possibilidades: deslocamento de membros para outras igrejas metodistas, pessoas que são itinerantes entre denominações religiosas ou não preparadas devidamente nas doutrinas metodistas (participam de algumas atividades da igreja local e já são recebidas, sem criarem vínculo “com o ser cristão metodista”), entre outras saídas.



Importante lembrar que os(as) Aspirantes ao Presbiterato, Aspirantes ao Pastorado, Missionários(as)
Designados(as), Diáconos(isas) e Missionários de Igrejas Cooperantes são considerados(as) Leigos(as),
membros da sua Igreja Local de origem. Quando eleitos, ordenados Presbíteros(as) e consagrados
Pastores(as), passam para o Rol de Clérigos(as) da sua Região Eclesiástica.


Obs.: A média de frequência após  Pandemia da Covid vem caindo, precisando de ações para sua elevação.



 

As Estatísticas das Igrejas Locais contemplam muitos outros dados referentes aos Metodistas não Professos, Ofícios Religiosos, Grupos Societários, Ação Social – Amas e Igreja Local, Ação Educacional, Ministérios, Publicações e Revistas da Escola Dominical, que podem ser melhor analisados pelas Igrejas Locais e Regiões. 

O ano de 2024 marca as realizações dos Concílios Regionais. Assim, sugerimos que cada Região possa fazer um levantamento dos dados de 2016 a 2023 (estarão fechados neste ano), considerando as decisões do 21º Concílio Geral com as mudanças e integração dos Campos Missionários do Nordeste e Norte por Regiões.

Salientamos que relatórios bem elaborados com fraseado de efeitos eruditos são bonitos e nem sempre lidos.

Mas os números revelam a realidade de como somos e estamos.

A Igreja Metodista no Brasil encerrou 2022 com 260.833 membros, 1.616 presbíteros(as) e pastores(as), 524 missionários (as) designados, 115 aspirantes ao presbiterato e 18 aspirantes ao pastorado e 1.015 igrejas. 

Deus seja louvado!

 

Rev. Osvaldo Contieri

Secretário Nacional de Estatística | Presbítero Aposentado - 3RE


Posts relacionados

Notícias, Metodismo, Missão, por José Geraldo Magalhães Jr.

Câmara Nacional de Expansão Missionária se reúne em São Paulo

A Câmara Nacional e Expansão Missionária (CNEM) da Igreja Metodista se reuniu nas dependências da Sede Nacional, em São Paulo, nos dias 1 e 2 de outubro.