Publicado por José Geraldo Magalhães em Editorial, Capa, Atualidade - 03/05/2021 às 20:02:17

EC de maio: Saiba como a pandemia afetou as famílias brasileiras.

Não é a primeira vez que abordamos na matéria de capa o tema da família. Desta vez trouxemos uma abordagem diferente. Como manter os laços familiares em tempos de pandemia? Parte da pergunta já foi respondida na palavra episcopal desta edição, escrita pelo Bispo Adonias Pereira do Lago. Aprofundamos um pouco mais no tema, ouvindo pessoas que precisaram se reinventar diante da crise financeira que bateu à porta e professoras universitárias, que concentraram suas pesquisas no núcleo familiar em tempos de pandemia, além de uma especialista em psicologia positiva, que apontou o crescimento do número de divórcio em 54%. 

A pandemia contribuiu significativamente para uma queda do número de brasileiros/as na classe média de 51% em 2020 para 47% em 2021, segundo estudo do Instituto Locomotiva. O levantamento estima que cerca de 4,9 milhões de famílias caíram para a classe baixa no último ano. A  maior marca, segundo o Locomotiva, foi registrada em 2011, quando a classe média correspondia a 54% da população brasileira. 

Também trouxemos boas notícias nesta edição, como a matéria sobre as 39 pessoas que foram batizadas na comunidade Maruwai, em Roraima, e a ação Tem Gente com Fome, na Igreja Metodista Filadélfia do Engenho Velho da Federação, em Salvador/BA, que entrega cestas de alimentos orgânicos e cartões-alimentação às famílias da comunidade. 

Chegamos à última edição da série Bíblia. Foram cinco edições em que nossos/as biblistas de Antigo e Novo Testamentos dialogaram com vários/as  autores/as trazendo até você um pouco mais de conteúdo bíblico – uma exigência de nossos próprios leitores e leitoras. Esperamos que esta edição seja edificante para a sua vida em um fechamento no qual lamentavelmente atingimos as 400 mil mortes por Covid-19. Nossa solidariedade para  todos/as os/as familiares neste tempo de pandemia que estamos vivenciando em nosso país.

Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

CLIQUE AQUI OU NA IMAGEM ACIMA PARA SALVAR O ARQUIVO EM PDF


Tags: familia, covid-19, maruwai, expositor-cristao-maio-2021,


Posts relacionados

Capa, Editorial, por Redação

Capa, Editorial, por José Geraldo Magalhães

Jornal EC julho 2020

Nas edições de julho de anos anteriores, sempre mencionamos os projetos missionários realizados nas Regiões Eclesiásticas e Missionárias. Este ano não foi possível por causa da pandemia.

Capa, Editorial, por Redação

EC novembro 2019

No dia 20 de novembro temos uma data importante a ser lembrada – o Dia da Consciência Negra. Por trás da data, há muita história a ser contada, mas nem sempre o passado foi superado. No dia 13 de maio de 1888, foi sancionada pela Princesa Isabel a Lei Áurea, que proíbe a escravização de pessoas em todo o território brasileiro.