Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Áudio | 25/07/2019 às 12:15:15


Coordenadora da Pastoral do Agricultor e Meio Ambiente envia mensagens aos Colonos e Motoristas


Em celebração ao Dia do Colono e do Motorista comemorado hoje, em todo o Brasil, a Coordenadora da Pastoral do Agricultor e Meio Ambiente da 2ª Região Eclesiástica, Pra. Namir Gleber Ferreira, enviou uma mensagem especial para o Giro de Notícias do EC. Na mensagem, ela compartilha a importância dos Colonos e do Agricultor celebrado na data de hoje.

Para centenas de comunidades rurais do Sul do Brasil, o dia 25 de julho sempre se revestiu de significado cordial: é o Dia do Colono, estendendo ainda suas reverências ao motorista. Em outras palavras, ele remete às origens, aos pioneiros, num momento de celebração e de congraçamento por todos aqueles que, ao longo de décadas, plantaram as bases do desenvolvimento e do progresso regional. 

A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à Feitoria Real do Linho Cânhamo, que, posteriormente, constituiria a sede da cidade de São Leopoldo.

No dia 5 de setembro de 1968, foi sancionada pelo então presidente Artur da Costa e Silva a Lei nº 5.496, que Institui oficialmente o “Dia do Colono”, comemorado em 25 de julho de cada ano. Embora não seja considerado feriado, o dia é sempre comemorado com eventos, festa, desfiles, e homenagens ao dia do Colono.

Ouça esse Giro Especial e compartilhe em suas redes sociais.


Tags: dia-do-colono-e-do-motorista, giro-de-noticias