Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Notícias, Metodismo, Nacional, Liderança | 22/08/2019 às 15:08:10


Coordenação Geral de Ação Missionária está reunida em SP


Fotos: Rodrigo de Britos

Iniciou na manhã de hoje, 22, a reunião da Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) e Assembleia Geral das Instituições Metodistas de Educação. Na pauta da reunião que será discutida pelos representantes das Regiões Eclesiásticas e Missionárias, está à aprovação de Atas das reuniões anteriores e assuntos relacionados ao Concílio Geral que vai acontecer em 2021. A reunião está prevista para terminar na próxima sexta-feira, dia 23.

A Secretária para a Vida e Missão, Pastora Joana D’Arc Meireles, irá passar informações da Tesouraria orçado e realizado no 1º semestre desse ano; contas a receber da Sede e fluxo de caixa. Também será informado a eleição da Confederação Metodista de Juvenis que ocorreu no dia 27 de julho, na UNIMEP, em Piracicaba, no interior de São Paulo, além dos projetos missionários que foram contemplados pela UMCOR – uma agência humanitária de assistência e desenvolvimento da Igreja Metodista Unida que responde a desastres naturais.

Os projetos contemplados são: Casa de Luz, em São Paulo. A finalidade é equipar a Igreja Metodista para implementar um programa de migração com mulheres e crianças imigrantes e refugiadas na cidade de São Paulo, que promovam a integração, a inclusão e o envolvimento da comunidade. Outro projeto contemplado será o Projeto Resposta de Emergência de Refugiados e Migrantes, em Boa Vista/RR. O recurso irá ajudar no atendimento às necessidades básicas de migrantes e refugiados em Pacaraima, com distribuição de 500 Kits de higiene e Kits lanche.

Campanhas nacionais – O colegiado também terá conhecimento das campanhas que estão em andamento na área nacional. A primeria delas é Metodista Acolhem e Cuidam lançado em 15/05 com o objetivo de criar um banco de dados nacional de igrejas/distritos dispostos a ajudar no acolhimento de famílias refugiadas que chegam ao Brasil por Boa Vista/RO. O projeto foi amplamente divulgado e acessado, mas ainda não teve aderência nas Igrejas Locais. Atualmente estamos trabalhando com a possibilidade de cadastro que contemplem duas ou mais igrejas investindo no acolhimento de uma família. Apesar do baixo número de cadastros, as reações ao projeto nas redes sociais foram muito positivas.

Outra Campanha é a Em oração lançado em 25/07 com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista. 

Bispo Presidente do Colégio Episcopal Luiz Vergílio Batista da Rosa. Foto Rodrigo de Britos/EC

Os pedidos são disponibilizados em quatro temas: área nacional; área regional; outros pedidos; concílio geral. Todas as semanas aprova-se as sugestões de pedidos de oração junto à equipe da Sede Nacional que são inseridas no conteúdo para download no site www.metodista.org.br em dois formatos: 

A)    Documento com resumo de todos os pedidos; 
B)    Pedidos em formato de posts para redes sociais ou apresentação em projeção para igreja local. 

Também são enviados os arquivos diretamente para apoiadora Célia Maria, que insere os pedidos no newsletter semanal enviado para mulheres metodistas envolvidas com oração.

O Conselho Superior de Administração também terá uma participação para apresentação de dados e relatórios sobre a Rede Metodista de Educação na manhã dessa sexta-feira, dia 23. 
 


Tags: cogeam, 21cg