Publicado por José Geraldo Magalhães em Igreja e Sociedade - 18/04/2022

CLAI reafirma sua vocação ecumênica por meio da Assembleia Extraordinária



Nos dias 25 e 26 de março, o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) realizou sua Assembleia Extraordinária em formato virtual com a participação de quase 140 pessoas, entre igrejas membros e fraternas, além de organizações ecumênicas e observadores.

Foram dois dias de muito trabalho em que a Junta Diretiva do CLAI, informou sobre o que havia sido feito entre 2013 e 2022, a Palavra de Deus foi celebrada por meio de reflexões bíblico-teológicas e celebrações litúrgicas; e especialmente as igrejas e organizações ecumênicas tiveram a oportunidade de reafirmar seu compromisso de caminhar juntos sob um novo formato de rede, que permitirá a entrada de novos membros a qualquer momento.

Desta forma, o objetivo geral foi prestar um testemunho conjunto de fé em Deus criador, pai e mãe, em Jesus Cristo, Senhor e Salvador, e na comunhão do Espírito Santo, de acordo com as Sagradas Escrituras; afirmar a fé comum em um mundo plural; articular ações de advocacia pública motivadas pelo compromisso comum com a voz profética; promover a mobilização de igrejas e organizações ecumênicas para o desenvolvimento e troca de experiências orientadas para uma diaconia ecumênica transformadora.

No final da Assembleia, um agradecimento especial foi feito por todos os participantes à Junta Diretiva,  por todo o trabalho realizado ao longo destes anos. Embora a Assembleia tenha sido realizada virtualmente, houve um pequeno número de membros da Junta Diretiva e da equipe técnica, além de observadores de todo o processo, que se reuniram na Igreja Evangélica Valdense de Montevidéu. Um agradecimento especial à igreja local e à Federação de Igrejas Evangélicas do Uruguai (FIEU) pelo acolhimento e apoio prestado.

(Fonte: alc comunicación – Agencia Ecuménica de comunicación desde América Latina y Caribe – Texto: Claudia Florentin em 30/03/22 – Iglesia Evangélica del Rio de la Plata => https://alc-noticias.net/es/?s=clai )

A nova estrutura do CLAI

Após um ano de trabalho pensando a reestruturação do CLAI, a Mesa de Reimaginação nomeada pela Junta Diretiva do CLAI e formada por lideranças ecumênicas de todas as 5 regiões da América Latina apresentou a proposta de tornar o CLAI mais leve e viável neste novo tempo em que os recursos ficaram escassos. Ficou evidente a necessidade de convocar uma Assembleia Extraordinária em âmbito continental. As igrejas e organizações membro e fraternas do CLAI no Brasil (CLAI-Brasil), com sua representação listada abaixo, participaram da Pré-Assembleia Virtual convocada pelo CLAI-Brasil em 24 de fevereiro e depois na Assembleia Geral Extraordinária – AGE, em 25-26 de março:

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB => Revda. Carmem Kawano, Revda.Tatiana Ribeiro, Rev. Daniel Rangel Cabral Jr. 
Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil - IECLB => Rev. Odair Airton Braun, Rev. Dr. Mauro Batista de Souza.
Igreja Metodista do Brasil - IMB => Revda. Giselma de Almeida Souza Matos, Revda. Andreia Fernandes Oliveira.
Igreja Presbiteriana Independente do Brasil - IPI => Rev. Leontino Faria dos Santos, Rev. Paulo Cesar de Souza, Luiz Felipe Lázaro Garcia.
Igreja Presbiteriana Unida do Brasil - IPU => Rev. Wertson Brasil de Souza.
Aliança de Batistas do Brasil - ABB => Rev. Joel Zeferino.
Centro Ecumênico Brasileiro de Experiencias Pastorais - CEBEP => Rev. Dr. Luiz Longuini.
Programa de Formação e Educação Comunitária - PROFEC => José Carlos Dionízio.
KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço => Bispo Paulo Ayres Mattos.
Coordenadoria Ecumenica de Serviços – CESE => Bianca Daébs.
Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião – IEPG => Jung Mo Sung.
Associação de Seminários Teológicos Evangélicos – ASTE => Rev. Fernando Bortolleto Filho.
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs => Presba. Anita Sue Wright Torres.
Centro Ecumênico de Serviços a Evangelização e Educação Popular – CEBEEP => José Oscar Beozzo.
Centro de Estudos Bíblicos – CEBI => Paulo Ueti
Igreja Batista Nazareth – IBN => Camila Oliver
JUNTA DIRETIVA DO CLAI => Revda. Odja Barros, Presb. Nilton Emmerick Oliveira.
Mesa de Reimaginação do CLAI => Revda. Romi Bencke.

A AGE aprovou a criação do COMITÊ MOBILIZADOR que será responsável por dar início ao funcionamento da REDE-CLAI, com a seguinte composição eleita:  

TITULARES:
Revda. Odja Santos Barros – (Região Brasil)
Ashley Hesley Hodgson Rios – (Região Meso América)
Gabriela Mulder – (Rio de la Plata)
Pedro Bullon – (Região Andina) 
Nubia Gisela Santos – (Caribe)

SUPLENTES:
Rocio Umaña – (Meso América)
Rev. Paulo Cesar de Souza – (Região Brasil)

(Presb. Nilton Emmerick Oliveira => Secretário Diretoria CLAI-Brasil e Membro Junta Diretiva CLAI)
 


Posts relacionados