Publicado por Redação em Educação - 03/06/2024 às 15:15:44

Aulas presenciais da FaTIM


Nos encontros presenciais, os alunos tiveram aulas de "Visão e Liderança da Região" e "Autogestão, Vida Familiar e Ministerial".
Disciplinas foram ministradas por bispos e pastores e pastoras da região.

 

A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – FaTIM, em parceria com os institutos teológicos regionais, realizou no último mês de março de 2024 as aulas presenciais de seu currículo para formação pastoral. Oitenta e sete alunos participaram das duas disciplinas oferecidas neste primeiro encontro.

A cada semestre, os alunos e alunas em formação pastoral cursam oito disciplinas em ambiente virtual, com aulas ao vivo e trilhas de aprendizagem que exigem leituras, produção de textos e avaliações sobre o conteúdo. 

Nos encontros presenciais, os alunos e alunas têm o desafio de compreender a realidade regional e refletir sobre sua presença ministerial. A proximidade às experiências e práticas de pastores e pastoras locais sinaliza áreas a serem desenvolvidas e cuidados a serem implementados já neste tempo de formação. 

Nas aulas de “Visão e Liderança da Região”, os alunos conheceram as práticas, os rumos pastorais e missionários e as qualidades de liderança esperados do corpo pastoral. O objetivo foi despertar lideranças que impactem positivamente suas regiões, buscando conhecer, desenvolver e  omunicar efetivamente o Evangelho, a visão e os alvos regionais, por meio de ministérios pastorais relevantes.

As reflexões sobre os valores, cuidados e práticas pessoais e familiares no ministério pastoral foram os conteúdos de “Autogestão, Vida Familiar e Ministerial.” O destaque está na busca por equilibrar as demandas do ministério pastoral, do cuidado com a família e as práticas de autocuidado. Foram tratados tópicos como gerenciamento de tempo, comunicação eficaz, estabelecimento de limites saudáveis e estratégias de resiliência emocional.

Os docentes, ao menos dois pastores e pastoras em suas regiões, foram indicados pelos bispos e bispa. Isto promove a integração dos alunos ao corpo pastoral da região e oferece o “tempero” regional para a formação pastoral, ao compreenderem os desafios e projetos regionais. Na maioria das regiões, os bispos ministraram uma das disciplinas.

Na Segunda Região, os Bispos Luiz  Vergílio e Nelson Magalhães ministraram as aulas. Nas palavras da aluna Angel Marques Corrêa, “a disciplina Autogestão, Vida Familiar e Ministerial ressoou profundamente, pois eu  reconheci a importância de assumira responsabilidade por meu próprio crescimento espiritual e emocional, bem como o valor de fortalecer os laços familiares como base para um ministério saudável e vibrante.”

A Quarta Região teve a maior presença nesta fase: foram 27 alunos. Contou com a presença do Bispo Bruno Roberto e do Rev. Lucas Ribeiro, vice-diretor da FaTIM. O aluno Abraão Thiago Lucas relatou que o encontro presencial “foi marcado por um conteúdo útil para a perspectiva pastoral, sobretudo na área de liderança e como se portar diante da igreja”. Na avaliação dele, “ver uma igreja que se preocupa em formar seus líderes conscientes da importância de estar bem para cuidar de outros é algo de muita relevância.” 

A REMNE, com a presença do Bispo André Nunes, organizou seu encontro com onze alunos e alunas. A Sétima Região ofereceu este módulo presencial no mês de abril. O aluno Bryan Nagasawa, da Sexta Região, relatou que a “experiência no encontro presencial regional da FaTIM foi excelente! Pude compartilhar desafios pessoais e ministeriais com pastores, colegas de ministério e com o bispo. Isso, com erteza, foi de grande valia para minha caminhada.” Já Guilherme Torres da Silva, da Quinta Região, destacou que “os professores trouxeram conteúdos que, além de nos capacitarem, nos instigaram a fé e a continuar buscando o ensino de Jesus.” 

A FaTIM tem o propósito de preparar pastores e pastoras capacitados(as) para a reflexão teológica e a prática ministerial missionária com a ênfase na  tradição da herança wesleyana e compromisso com a santidade bíblica. Assim, busca despertar e capacitar lideranças pastorais relevantes para o tempo e contexto tuais, que respondam com espiritualidade, fé, razão e práticas ministeriais aos desafios missionários de crescimento do reino de Deus.

 

Flavio Hasten Reiter Artigas
Pastor da 6ª RE e Diretor da FaTIM


Posts relacionados

Notícias, Opinião, Metodismo, Educação, Atualidade, por José Geraldo Magalhães Jr.

A responsável e gratificante missão de ensinar

Esdras foi enviado a Jerusalém para estar com os/as judeus/as que retornaram da Babilônia. Fazia parte de sua missão ensinar a lei de Deus aos/às que não a conheciam (7.25), missão difícil e de muita responsabilidade. Por isso Esdras estabeleceu para si um propósito: “Buscar a Lei do Senhor, cumpri-la e ensiná-la”, nessa ordem!