Search

Pelas marcas cristãs metodistas na educação

2016_09_biblia_marcascristas

A passagem de Jo?o 16.7-9 ? uma das citadas no embasamento b?blico das Diretrizes para a Educa??o na Igreja Metodista, de 1982. ? preciso crer em Jesus Cristo, a f? que leva ? santifica??o pessoal e social, objetivos da a??o educativa metodista na promo??o do Reino de Deus. A crise dos valores ?ticos se aprofundou muito desde ent?o. A percep??o de mundo foi acelerada e aproximada, gra?as ?s novas tecnologias de transporte, de informa??o e comunica??o. O trabalho ficou mais precarizado e consumidor de tempo. Os pais passaram a buscar na escola forma??o em aspectos que antes eram tratados no ?mbito familiar. Os/As jovens viram-se cercados/as por ofertas de a?es de crueldade em escala in?dita. Some a isso a crescente presen?a de grupos privados que atuam na Educa??o e a complexidade de uma sociedade em muta??o.

Para se manterem relevantes, as institui?es educacionais metodistas precisam incorporar no ensino, de forma transversal, o novo quadr?vio*: Ci?ncia, Tecnologia, Engenharias e Matem?tica (STEM, a sigla em ingl?s). No caso das institui?es de educa??o superior, ? necess?rio atuarem em cons?rcio e tornar a pesquisa, a internacionaliza??o e as rela?es com a comunidade como direcionadores do ensino. A escola deve se tornar produtora do conhecimento, al?m de desenvolver o pensamento cr?tico e promover a cidadania entre educandos/as.

Mas, al?m disso, uma institui??o educacional metodista deve fundamentar sua a??o na promo??o da experi?ncia pessoal com Cristo. Esse aspecto da a??o mission?ria deve se materializar nas a?es das pastorais escolares e universit?rias; em s?mbolos, textos e outras formas de divulga??o internas e externas; normas de condutas a serem observadas por alunos/as, professores/as e funcion?rios/as; forma??o de colaboradores/as para que todos/as conhe?am a tradi??o crist? metodista e seus valores fundamentais; assembleias e outros momentos c?lticos; abertura para a presen?a da Igreja nas instala?es, sem concorrer com as atividades-fim; saber respeitar a diversidade sem abrir m?o da identidade metodista; clubes b?blicos, conforme modelo wesleyano; principais lideran?as comprometidas com o Evangelho e em comunh?o com a Igreja.

Uma institui??o educacional metodista deve ser vision?ria; promover a comunh?o; ser prof?tica; ser capaz de integrar f? e ci?ncia na perspectiva da ?tica crist? pessoal e social; e ter uma atua??o redentora, ou seja, n?o isolar do mundo, mas sim preparar estudantes para agir no mundo de forma libertadora e transformadora*.

Escrito por Robson Ramos de Aguiar |?Luciano Sathler

*1 -?Quadr?vio, do latim quadrivium ? os quatro caminhos ? ? o nome dado ao conjunto das artes matem?ticas ensinadas nas universidades medievais: aritm?tica, geometria, m?sica e astronomia. Juntamente com o trivium ? l?gica, gram?tica e ret?rica ? formavam as chamadas sete artes liberais.

*2 -?? ? GLYER, D.; WEEKS, D. L. (Orgs.). The liberal arts in higher education: challenging assumptions, exploring possibilities. University Press of America, Oxford, 1998.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas notícias
Categorias

Assine nossas notícias

A inscrição é gratuita!