Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Episcopal, Metodismo, Notícias - 10/12/2019 às 11:01:14

Palavra Episcopal: caminhando e cantando

A caminho 
Você se recorda do relato da caminhada dos discípulos de Emaús, no capítulo 24 de Lucas, a partir do versículo 33? Esse texto sempre me impressiona. O motivo daquela caminhada era um só: celebração da frustração com a paixão e morte de Jesus. Por mais que Jesus houvesse preparado os discípulos para o dia da sua morte e da sua ressurreição, eles não conseguiram entender quando tudo aconteceu. De seguidores de Cristo passam a ser peregrinos da desilusão. Sofrimento intenso. Os dois discípulos choravam a morte do Mestre.

Caminhando e refletindo em meio à dor 
Jesus dissera claramente que Ele era Caminho, Verdade e Vida. Mas o confronto com a prisão, julgamento, condenação, exposição no carregar da cruz foi insuportável para os discípulos. Era quase impossível transcender os fatos reais e crer Naquele que era tudo em todos. Jesus Homem não estava mais presente – e essa ausência os impedia de ver o Caminho. Só o que viam era uma estrada de volta ao que viviam antes de estarem com Cristo. Sem a perspectiva de Cristo vivo, só lhes restava desilusão e vergonha. Frustração. Projeto fracassado. Homens se sentindo humilhados e tolos.

O Caminho no caminho 
É neste contexto que Jesus lhes aparece. Vivo, vivo. Mas a dor dos discípulos era tamanha que lhes impedia de reconhecer o Mestre. A verdade é que o sofrimento turva a visão! Davi disse, em meio ao seu sofrer: Derramei-me como água e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu coração fez-se como cera, derreteu-se dentro de mim. Salmo 22.14. 

“Há caminhos que aos homens/mulheres parecem ser bons…” (Pv 14.12)
O retorno à velha vida, à velha cidade, aos velhos hábitos parecia a única opção àqueles homens. Dois moços perdidos, sem propósitos. Desalento. Ombros caídos. Aquela volta para Emaús lhes parecia a melhor e única saída. Há caminhos que parecem bons, mas na verdade não são os melhores. Retornar à velha vida não era plano de Deus para aqueles discípulos. Embora não enxergando, o CAMINHO estava ali, junto deles. CAMINHO RESSURRETO, CHEIO DE VIDA, FARTO DE SALVAÇÃO E GRANDE EM PODER. 

A presença do CAMINHO discipulador
Amorosamente Jesus lhes relembra tudo que as Escrituras haviam ensinado acerca do Messias. A paixão e morte faziam parte do Caminho Dele. Deus quisera assim. Jesus lhes discorre acerca das Escrituras – afinal, elas são “lâmpadas para os pés e luz para os caminhos” (Sl 119-105). A dor ainda era muito intensa, mas a Palavra já lhes fazia arder o coração. Jesus é Pão da Vida e Água que jorra para a vida eterna. Enquanto Ele os discipula com a Palavra, os seus corações já começam a ver o novo. Aleluia. É assim com quem peregrina em discipulado com Jesus. 

O corpo partido
Já menos abatidos, aqueles moços chamam Jesus a permanecer consigo e a com eles cear. Finalmente, durante a ceia, aquele estranho parte o pão. Imediatamente os dois moços perdem as vendas dos olhos. Eles se lembram do que Jesus dissera. Que seria condenado, julgado, morto, mas que ressuscitaria ao terceiro dia. E era aquele o terceiro dia. O CAMINHO não morre. Jesus está vivo para sempre. A morte não dera fim aos planos de Deus. Eles estavam incluídos neste mistério divino e precisavam voltar imediatamente para Jerusalém, para lá serem revestidos de poder para o cumprimento da missão. O tempo era de colocar a mão no arado. 

A caminho
Há uma frase, de autor/a desconhecido, que gosto muito: “Posso não estar onde gostaria de estar, mas estou feliz porque estou a caminho”. Em tempo de tantas dificuldades que enfrentamos no Brasil, nós até podemos estar meio perdidos/as por aí. A dor, a decepção, as crises, a má distribuição de renda gerando a injustiça social, a Operação Lava Jato sendo corroída, os escândalos da Câmara e do Senado, a bancada evangélica dando maus exemplos, escândalos nas denominações, perdas, arrocho salarial, educação censurada, número de miseráveis aumentando e tanto mais, ameaças à democracia podem fazer nossos olhos marejarem. E a visão do Caminho fica turva. Então o sofrimento nos dobra. E parece que o Inimigo está só ganhando terreno. Entretanto, o Mestre está conosco. E quando Ele “parte o pão” (doa a sua vida por nós) nossos olhos se abrem. E a esperança se renova.

Conclusão
Neste final de ano podemos nos espelhar muito na atitude dos caminhantes de Emaús. Podemos nos perguntar que estrada estamos escolhendo: a de Jerusalém ou a de Emaús. 
Thomas Edison afirmou: O caminho mais curto é sempre tentar outra vez. Essa é a opção que o Senhor do Natal nos convida a vivenciar. É tempo de enxergar o pão que o Mestre parte e, daí, seguirmos firmes na direção do enfrentamento dos males que nos cercam. Que o Senhor Jesus nos ajude nesta nossa conversão de Emaús a Jerusalém. É tempo de Natal. 

Bispa Marisa de Freitas Ferreira

Presidente da Região Missionária do Nordeste

 

Publicado originalmente na edição de DEZEMBRO de 2019 do jornal Expositor Cristão 

*Reprodução parcial ou integral deste conteúdo autorizado desde que seja citado a fonte conforme abaixo:

[Nome do repórter ou autor do artigo], Expositor Cristão (Edição dezembro de 2019)


Posts relacionados

Última Edição, Notícias, por José Geraldo Magalhães

21º Concílio Geral aprova proposta para sessão presencial

No início da sessão online do 21º Concílio Geral (CG) no período da tarde de hoje (11), foi lido por Algacyr Júnior da 8ª Região, as considerações da proposta da Cogeam e Colégio Episcopal para que a segunda e as demais sessões da reunião do 21º CG sejam realizados nos dias 3 a 10 de julho de 2022 e que os mandatos atualmente vigentes, sejam prorrogados até 31 de dezembro do mesmo ano.

Notícias, Metodismo, Missão, por José Geraldo Magalhães Jr.

Câmara Nacional de Expansão Missionária se reúne em São Paulo

A Câmara Nacional e Expansão Missionária (CNEM) da Igreja Metodista se reuniu nas dependências da Sede Nacional, em São Paulo, nos dias 1 e 2 de outubro.