Tenho visto muitos ministros evitando esse tema, ignorando o fato de a mensagem sobre o Ju?zo Divino est? em harmonia com a mensagem do Novo Testamento. Dos v?rios vers?culos que nos apresentam o tema do Ju?zo Divino, temos o de Hebreus 12:28-29: ?Pelo que, Recebendo n?s um reino que n?o pode ser abalado, RETENHAMOS A GRA?A, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com REVER?NCIA E TEMOR; pois o nosso Deus ? um fogo consumidor?. O autor est? alertando aos hebreus a reterem a gra?a, cultivarem o favor divino com reverencia e temor, e o que fica claro ? que se isso n?o for aderido e vivenciado na vida di?ria, eles provariam do ju?zo divino, retratado na express?o: ?pois nosso Deus ? fogo consumidor?.
?Fogo? aqui ? apresentado como s?mbolo do ju?zo divino. Notemos que fogo e fuma?a foram produzidos pela presen?a de Deus no Sinai e o que pode ser observado em Hebreus 12:18 ? que o fogo ? apresentado como s?mbolo de uma SANTIDADE consumidora, de um julgamento CONTRA TODA MALDADE. A pessoa de Deus ? assim descrita em seu ?DIO CONTRA O PECADO. No Antigo Testamento, onde essas palavras aparecem (Deuteron?mio 4:4), elas surgem como uma advert?ncia contra a idolatria. A idolatria ? uma forma de apostasia e, assim sendo, essas palavras foram admiravelmente bem postas aqui, pois na realidade ? a apostasia ( afastamento da comunh?o com Cristo) ? o que ? muitas vezes focalizada no Novo Testamento como sendo a causa do Ju?zo Divino. Veja o que o evangelho de Jo?o nos diz: ?Quem cr? no filho tem a vida eterna; o que, todavia, se MANT?M REBELDE CONTRA O FILHO n?o ver? a vida, mais sobre ele PERMANECE A IRA DE DEUS (Jo?o 3:36).
A Ira usualmente implica numa manifesta??o presente ou vindoura do julgamento de Deus (Mateus 3:7 ? I Tessalonicenses 2:16 ? Apocalipse 6:16). Somente por uma vez nos quatro evangelhos ? que esse termo pode ser encontrado; e isso no evangelho do amor, em um contexto que fala do amor do pai pelo filho e da Vida Eterna, que ? a por??o de todos aqueles que confiam no Filho. Algo muito simples de ser entendido fica claro nesse verso: para que a ira de Deus n?o permane?a sobre mim, basta eu confiar no Filho, n?o me mantendo rebelde contra Ele. N?o podemos nos esquecer tamb?m, que ? justamente nesse capitulo que Jo?o retrata sobre o incr?vel amor de Deus pelo mundo: ?Porque Deus amou o mundo de TAL MANEIRA que deu o seu filho unig?nito, para que todo o que nele cr? N?O pere?a, mais tenha a vida eterna?. Porquanto Deus enviou seu filho ao mundo, N?O PARA QUE JULGASSE o mundo, mas para que o mundo FOSSE SALVO POR ELE. Quem nele cr? n?o ? julgado; O QUE N?O CR? J? EST? JULGADO, porquanto n?o cr? no nome do unig?nito de filho de Deus. (Jo?o 3:16-17).
No Novo Testamento n?o encontraremos nenhum choque entre a ira divina e a longanimidade divina; pelo contrario, ficamos certos tanto da bondade, como da Severidade de Deus (Romanos 11:22). Falando para os colossenses Paulo os alertou: ?Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostitui??o, impureza, paix?o lasciva, desejo maligno e a avareza, que ? idolatria; por essas coisas ? que vem a IRA DE DEUS SOBRE OS FILHOS DA DESOBEDI?NCIA?. Ora, nessas mesmas coisas andastes v?s tamb?m, noutro tempo ,quando viv?eis nelas? (Colossenses 3:5-7). Paulo esta falando de um tipo de comportamento que atrai a ira de Deus, e para que essa ira n?o venha sobre n?s no vers?culo 5 e tamb?m no vers?culo 8 ele nos orienta a ?mortificarmos? e ?despojarmo-nos? desse tipo de comportamento. Esse cuidado se d? pelo fato de que o alvo da ira de Deus ? O PECADO, e se estivermos intencionalmente associados com ele, inevitavelmente seremos alvos dessa ira divina. O mesmo pode ser observado quando analisamos o capitulo dez da carta aos Hebreus: ?Esta ? a alian?a que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: porei no seu cora??o as minhas leis, e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: tamb?m de NENHUM MODO me lembrarei dos SEUS PECADOS e das suas iniquidades, PARA SEMPRE? (Hebreus 10:16-17).
O que ? contrastado nesse capitulo 10 ? a insufici?ncia dos sacrif?cios do Antigo Testamento em aniquilar o pecado, com o sacrif?cio excelente e sublime de Cristo, que aperfei?oou para sempre quantos est?o sendo santificados. O resultado do sublime sacrif?cio de Cristo ? que Deus n?o se lembra mais dos pecados nem das iniquidades. Surpreendente ? observar que no mesmo capitulo, uma advert?ncia ? dada ?queles que mesmo tendo o conhecimento do que o sacrif?cio de Cristo foi capaz de fazer, rejeitam a ele, e continuam deliberadamente a viver no pecado: ?Porque, se vivermos DELIBERADAMENTE em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, J? N?O RESTA sacrif?cio pelos pecados? (Hebreus 10:26). Pois o que era necess?rio ser feito quanto ao pecado, Deus o fez em Cristo, portanto, se algu?m escolhe viver intencionalmente, deliberadamente no pecado, o ju?zo ? inevit?vel.
O texto continua: ?Pelo contrario, certa expecta??o horr?vel de JU?ZO E FOGO vingador, prestes a consumir os advers?rios?. Sem miseric?rdia morre pelo depoimento de duas ou tr?s testemunhas quem tiver REJEITADO a lei de Mois?s? (Hebreus 10:27-28). Ao mencionar a lei, o autor est? apontando para o texto de N?meros cap?tulo quinze, onde quando um pecado por ignor?ncia era cometido, fazia-se o sacrif?cio para o perd?o, agora, quando se pecava ATREVIDAMENTE, ignorando a Lei do Senhor, n?o havia sacrif?cio, e a pessoa era eliminada, e a sua iniquidade era sobre ela (Nm 15:22-31). Na Nova Alian?a n?o ? diferente. Se rejeitar a Lei trazia Ju?zo, ?De quanto mais severo castigo julgais v?s ser? considerado digno aquele que calcou aos p?s do filho de Deus, e PROFANOU o sangue da alian?a com o qual foi santificado, e ULTRAJOU o Esp?rito da Gra?a?? Ora, n?s conhecemos aquele que disse: a mim pertence ? vingan?a; eu retribuirei. E outra vez: o Senhor julgar? o seu povo. Horr?vel coisa ? cair nas m?os do Deus vivo? (Hebreus 10:29-31).
A Igreja na busca de equil?brio, est? sempre oscilando entre os extremos; ouvia-se falar de uma gera??o que tinha muito medo de Deus. Os pais diziam: ?n?o faz isso, Deus castiga?. Uma gera??o que cresceu n?o com uma vis?o correta de Deus, Pai, generoso, amoroso, mais uma distor??o. Para muitos a dificuldade de entender a paternidade de Deus se deu devido a um exagero na dose, apresentando um Deus que era s? severo que n?o via a hora de cometermos um erro para nos aniquilar. Como citei Romanos 11:22, Paulo fala da bondade e da severidade de Deus. Precisamos ter um equil?brio em entendermos o cora??o amoroso de Deus, mas tamb?m em andarmos no temor do Senhor.
Ao mesmo tempo em que entendemos esse aspecto paternal, amoroso para aqueles que est?o andando corretamente, entendemos tamb?m que h? severidade para os que trope?am, para os que est?o deliberadamente vivendo no pecado. Sa?mos do extremo onde terror era tocado nas pessoas; qualquer coisa ?Deus vai pesar a m?o, vai te julgar, vai pegar voc?, e fomos para outro extremo onde parece que Deus n?o julga o mal, o pecado, n?o h? necessidade de temor, cada um pode fazer o que quiser, e isso tamb?m n?o ? verdade. Deus n?o tolera o pecado na vida da Igreja; na vida daqueles que deveriam estar andando em santidade diante dele. N?o quer dizer que Deus esteja esperando qualquer falha para vir com tudo para cima de algu?m. A mensagem de ju?zo tem a ver com aqueles que N?O SE ARREPENDEM do seu pecado.
Ela n?o tem a ver com aqueles que pecaram, mas com aqueles que est?o andando deliberadamente, intencionalmente no pecado, receberam advert?ncia e ainda assim n?o se arrependeram. Considere o que Tiago diz: “Porque o ju?zo [de Deus] ser? sem miseric?rdia para aquele que n?o usou de miseric?rdia; a miseric?rdia TRIUNFA sobre o ju?zo [quem ? misericordioso, jamais temer? o ju?zo]”. (Tiago 2:13). Deus n?o come?a julgando, a miseric?rdia precede o ju?zo. Deus come?a instruindo, advertindo sobre as consequ?ncias, mas h? um momento em que se a miseric?rdia n?o for abra?ada, o ju?zo certamente se seguir?. Prov?rbios diz: ?O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz ser? quebrado de repente sem que haja cura? Prov?rbios 29:1.
A ira de Deus ? uma perfei??o divina tanto como a Sua fidelidade, o Seu poder ou a Sua miseric?rdia. S? pode ser assim, pois n?o h? m?cula alguma, nem o mais ligeiro defeito no car?ter de Deus, por?m haveria se nEle n?o houvesse a Ira! A ira de Deus ? o Seu desprazer e a indigna??o da divina equidade contra o mal. ? a santidade de Deus posta em a??o contra o pecado. ? a causa motora daquela senten?a justa que Ele lavra sobre os malfeitores. Deus est? irado contra o pecado porque este ? rebeli?o contra a Sua autoridade. O que muitas vezes nos dificulta entender o ju?zo divino ? o fato de n?o entendermos bem o conceito do bem. N?o aceitar o mal, querer fazer algo em rela??o a ele, n?o s?o coisas ruins, mas boas! Nenhum ser humano ?do bem? pode ser considerado justo se n?o se irar contra o que ? perverso e injusto.
O que a b?blia ensina sobre a ira de Deus ? uma prova do seu car?ter puro e de sua bondade inquestion?vel. Se temos condi?es de nos irar diante de perversidades praticadas por outros, como Deus, que ? t?o santo, n?o se iraria diante do mal intencionalmente praticado por homens perversos?
Allan Daniel Terra | Pastor na Igreja Metodista em Roncador (PR)
6? Regi?o Eclesi?stica