Publicado por José Geraldo em Editorial | 22/04/2020 às 10:38:19

Jornal EC maio 2020: uma Igreja virtual

Nos últimos dois meses, as igrejas, de modo geral, reinventaram-se devido à pandemia da Covid-19, que já deixou 5,1 mil mortos e 73,5 mil casos confirmados somente no Brasil até o fechamento desta edição. As redes sociais ganharam seu espaço. Lideranças clérigas e não clérigas foram para a internet assistir ou fazer as lives. 

No início eram bem poucas, agora, principalmente aos domingos na hora dos cultos, a pessoa pode escolher participar da celebração da Igreja que ela deseja sem mesmo sair de casa. São os cultos on-line ao vivo, mas cada um/a em sua casa para manter a recomendação do Ministério da Saúde, o isolamento social. 

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista também teve que se adequar. Reuniões virtuais foram mais frequentes. Cada Região Eclesiástica e Missionária teve as orientações episcopais por vídeos. 

A Coordenação Geral de Ação Missionária, a Cogeam, seguiu os mesmos passos – reuniões on-line. O fato é que o novo Coronavírus fez com que a Igreja, de certa forma, se expandisse pelo mundo virtual. Nesta edição abordamos essa temática da Igreja on-line. Será que após a pandemia, com o fim da quarentena, ela continuará presente na internet? Creio que não há mais volta, ela estará na internet, mas o saudoso abraço, o aperto de mão, o olhar pastoral ainda fazem das comunidades do Novo Testamento seu estilo próprio de ser. É preciso o reencontro!

Continuemos com fé, esperança e amor. A teologia do tripé paulino para que as coisas se normalizem. Seguimos nesta edição com a penúltima publicação da série As mulheres na missão, além de algumas ações das Igrejas nesse tempo de pandemia e um caloroso abraço em todas as mamães que sempre são homenageadas nas Igrejas no Dia das Mães. No entanto, neste ano, devem receber apenas o abraço de seus familiares porque ainda estamos vivendo o distanciamento e isolamento social.

Que Deus nos ajude e nos abençoe!

Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão


Tags: covid-19, coronavirus, colegio-episcopal, igreja-online