Publicado em Notícias, Capa, Editorial, Opinião | 14/06/2018 às 14:32:50


EC de julho fala sobre IDENTIDADE - as marcas da Igreja Metodista

Não é de hoje que se ouve nos bastidores que a Igreja Metodista perdeu a sua identidade. Talvez um discurso vazio repetido por muitos/as que desconhecem os documentos institucionais, mas, por outro lado, tenha perdido mesmo pelos excessos e modismos que são trazidos para dentro das igrejas locais. Não estou aqui para fazer juízo de valor, nem a ética jornalística me permite isso.

Contudo, observando os rumores e diversos pronunciamentos nas redes sociais, local onde muita gente se considera especialista sobre diversos assuntos, trouxe a discussão para a edição deste mês a fim de reforçar a quarta ênfase missionária, que é fortalecer a conexidade, identidade e unidade da Igreja.

O Colégio Episcopal pronunciou-se sobre o assunto. Alguns membros acreditam que realmente a Igreja se perdeu na caminhada do discipulado, e outros, que esse é o caminho que precisa ser trabalhado com mais cuidado pela liderança nacional.

O fato é que, ao pesquisar sobre a identidade metodista, não faltaram publicações de artigos, livros, pronunciamentos dos Bispos e Bispas sobre o assunto. O detalhe é que estão acessíveis para todas as pessoas.

Ao se tratar da unidade da Igreja, constatou-se que o Concílio Geral de 1982 aprovou como base para o Plano para a Vida e a Missão da Igreja os “Elementos fundamentais da unidade metodista”, entre eles, a Bíblia, experiência pessoal com Cristo para a vida cristã pessoal e comunitária e vida de disciplina pessoal e comunitária são alguns exemplos que estão publicados na Pastoral As Marcas Básicas da Identidade Metodista.

Nesta edição, você vai ler também sobre os projetos missionários que acontecerão em julho. A equipe do Expositor Cristão já está confirmada em pelo menos dois projetos regionais. E chegamos à última edição da série Capelania. Dessa vez, você ficará sabendo o que é Capelania Institucional. Espero que a série possa ter desenvolvido em você uma paixão missionária por esse ministério.

Identidade, conexidade e unidade! Que Deus nos ajude a manter sempre vivos nossos valores wesleyanos.

 

Que Deus nos ajude!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO EM .PDF

Leia abaixo a versão digital:

 

Tags: sem tags no momento!