Publicado em Artigo DNTC, Página da Criança, Coluna DNTC | 30/08/2018 às 10:05:04


É chegada a Primavera!

Primavera: as flores desabrocham e mostram toda a sua beleza. As ruas ficam cheias de cores, e as árvores, decoradas de forma natural, de um jeito que só o Pai poderia fazer. A primavera também nos traz a oportunidade de refletir sobre o que temos feito com a natureza. 

Será que temos cuidado como deveríamos? Temos ensinado às nossas crianças como preservá-la? Em Gênesis, está escrito que Deus colocou o homem e a mulher no jardim para cuidar dele e cultivá-lo. 

Deus nos colocou nesse imenso jardim que é o nosso Planeta Terra para cuidar, mas será que temos feito isso? Como parte desse mandamento devemos também ensinar aos/às pequenos/as a cuidar desse jardim. A Bíblia diz: Ensina a criança no caminho que deve andar… (Pv 22.6). Ensinar a criança é muito mais que falar; é mostrar com atitudes o que se deve fazer para cuidar da natureza. Lembre-se: palavras falam, atitudes arrastam. 

Devemos ensinar o tempo todo, um exemplo, que não devemos deixar a torneira aberta enquanto lavamos as mãos ou escovamos os dentes. Certa vez, estava eu escovando os dentes com a torneira aberta e meu filho mais novo falou: “Mãe, não deve deixar a torneira aberta”. Eu respondi: “É mesmo, filho”, e a fechei. Ensino-lhe também que não se deve jogar lixo pela janela do carro. Meu filho mais velho jogou algo pela janela e mais uma vez ele falou: “Não se deve jogar lixo pela janela!”. Muito mais que falar, é preciso dar exemplos. 

Por isso, responsáveis, vamos ensiná-las a cuidar do nosso jardim, demonstrando com atitudes concretas que o Senhor nos colocou neste mundo para cooperarmos com Ele, cuidando e preservando aquilo que Ele nos deu de graça. 

Equipe DNTC
Publicado originalmente na edição de setembro de 2018 do Jornal Expositor Cristão impresso


Tags: sem tags no momento!