Publicado por José Geraldo Magalhães Jr. em Notícias | 27/02/2019 às 12:39:24


CLAI Brasil retoma sua missão


O Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), organização de Igrejas e entidades ecumênicas da América Latina e do Caribe, reuniu-se com algumas assessoras e assessores dia 1º de fevereiro, nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O objetivo do encontro foi reestabelecer e dar continuidade à missão da organização. A mesa da Diretoria reuniu-se e tomou uma série de decisões, e não chamou a Junta Diretiva, com seus 16 membros, para homologar tais decisões. O CLAI continua num impasse, enquanto caminha para uma Assembleia Geral Extraordinária. 

A instituição é organismo de igrejas e órgãos ecumênicos organizados para promover a unidade, solidariedade e cooperação entre os/as cristãos/ãs latino-americanos/as, que dão testemunho de sua fé no âmbito em que atuam. Sua Assembleia Geral de fundação aconteceu em 1978. Todas as Igrejas e Organismos do CLAI são latino-americanos. 

“Em maio de 2013, a VI Assembleia Geral das Igrejas membros plenos do CLAI, reunida em Havana, Cuba, elegeu sua Junta Diretiva; em seguida, a Junta Diretiva se reuniu e elegeu sua Mesa Executiva. As Igrejas determinaram um mandato claro e urgente: renovar o CLAI”, informou a mesa da Diretoria. 

Em sua organização, o CLAI criou cinco Seções Regionais, juntando vários países de uma determinada região da América Latina, exceto uma, o CLAI Brasil, que tem como membros igrejas e organismos brasileiros. Entre as decisões tomadas, decidiu fechar todas as regionais. 

O CLAI Brasil acatou as decisões administrativas e fechou seu escritório, demitiu seus/as funcionários/as e depositou seu acervo em dependências cedidas pela Igreja Presbiteriana Independente. Por outro lado, igrejas e organismos do CLAI Brasil decidiram mantê-lo vivo, estabelecendo todo um processo de reorganização. Sua existência se estende até a próxima Assembleia Geral Extraordinária, que deve acontecer ainda em 2019. Depois disso, as igrejas e organismos do CLAI Brasil deverão se reunir novamente para definir o futuro deste organismo.

A Diretoria tem, por estatuto, um mandato de dois anos. A atual tem seu mandato até agosto de 2020. Os cargos da Diretoria são ocupados por representantes de igrejas-membro, com um acordo de respeitar um rodízio entre as igrejas. 

Neste momento a nova Diretoria busca aproximar-se das igrejas-membro e restabelecer comunhão com elas, caminho único para que o CLAI-BR continue a existir e ser um espaço de unidade, solidariedade e cooperação. 

Bispo Honorário Stanley da Silva Moraes
Presidente do CLAI Brasil

 

Fonte: Jornal Expositor Cristão - edição de março/2019

 


Tags: clai