Publicado por Sara de Paula em Notícias | 06/03/2018 às 13:30:39


Aliança Pró-Capelania Militar Evangélica do Brasil


Entidade representativa de denominações que possui pastores/as capelães/ãs militares 

A Aliança Pró-Capelania Militar Evangélica do Brasil (ACMEB) foi criada no dia 7 de dezembro de 2005 por iniciativa das denominações religiosas evangélicas que possuíam capelães militares pastores nas Forças Armadas e Auxiliares. Trata-se de uma entidade representativa que tem por finalidade realizar a interlocução com o Ministério da Defesa, os Comandos das Forças Armadas e Forças Auxiliares e com outras instituições que possuem interesses afins à prestação de assistência religiosa aos/às militares, servidores civis das organizações militares e respectivos familiares. A partir da interlocução, a ACMEB procura atuar de forma cooperativa com as Forças, com as denominações representadas e respectivos capelães militares pastores, na promoção de objetivos que competem à missão da Igreja na área da Capelania Militar.

O Presidente da ACMEB compõe a Comissão dos Serviços de Assistência Religiosa das Forças Armadas (COSARFA), criada por meio da Portaria nº 101/MD, de 17 de janeiro de 2012, na qual têm assento também o Arcebispo Militar Católico do Brasil, os Capelães Chefes dos Serviços de Assistência Religiosa da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, um Presidente (oficial general representante do Ministro de Estado da Defesa) e um Secretário.

A Portaria nº 101/MD/2012 fortaleceu o relacionamento entre a ACMEB, o Ministério da Defesa e os Comandos das Forças, facilitou a acessibilidade da ACMEB em relação aos Capelães Militares evangélicos e respectivos Comandos e aprimorou os mecanismos de intercâmbio adotados anteriormente. Porém, estão em estudo iniciativas que visam criar condições para que o segmento religioso evangélico possa dispor de uma representação própria no Ministério da Defesa, à semelhança do segmento religioso católico, a fim de que a cooperação da Igreja para com a prestação de assistência religiosa aos/às evangélicos/as, no âmbito das Forças Armadas Auxiliares, seja mais efetiva, estável e conveniente.

Os capelães militares pastores atualmente existentes no serviço ativo nas diversas Forças pertencem a cerca de 20 denominações diferentes. Há cerca de 15 capelães na Marinha do Brasil, 20 no Exército Brasileiro, 7 na Aeronáutica, 25 em Polícias Militares e 5 em Corpos de Bombeiros Militares. Existem, ainda, diversos capelães civis, a maior parte voluntários, que servem ao Senhor em diversas Forças, principalmente nas Auxiliares. O ingresso de capelães militares nas Forças Armadas acontece com base no art. 5º, inciso VII da Constituição Federal, nos termos da Lei nº 6.923, de 29 de junho de 1981. Já o ingresso nas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares se dá de acordo com leis esta­duais específicas.

Uma das principais atividades da ACMEB é a realização do Seminário de Capacitação/Retiro Espiritual dos Capelães Militares Pastores, anualmente. No corrente ano de 2018, esse evento será realizado em Valinhos/SP, de 23 a 27 de abril. 

A sede da ACMEB localiza-se em Brasília/DF e seu atual Presidente é o Rev. Aluísio Laurindo da Silva, capelão militar da reserva e pastor metodista.

Os/as interessados/as em obter mais informações sobre a ACMEB e o trabalho que realiza podem visitar o site www.acmeb.org.br ou entrar em contato com seu Presidente por um dos seguintes meios: contatoacmeb@acmeb.org.br ou (61) 9.8112-1714.

Os slogans da ACMEB são “Todos um e Jesus Cristo e Igrejas associadas a serviço da Pátria!”. 

Rev. Aluísio Laurindo da Silva | Pastor metodista, presidente da ACMEB e capelão militar da reserva
Publicado originalmente no Jornal EC de março de 2018. Acesse aqui.


Tags: sem tags no momento!