Publicado por Redação em Metodismo, Notícia, Atualidade, Educação - 05/05/2017 às 11:13:54

Posse do novo reitor da UMESP destaca confessionalidade da instituição

2017_05_posse_pauloborges

A música Tapeceiro, de Stênio Marcius, abriu a Solenidade de posse do novo reitor da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Prof. Dr. Paulo Borges Campos Júnior. O Salão Nobre do campus em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo/SP, recebeu pastores/as, diretores/as, representantes da Rede Metodista de Educação e os/as antigos/as e novos/as amigos/as do Professor Paulo.
“A Instituição Metodista de Ensino tem uma ação missionária através da educação, então, neste momento, a nossa oração é para que ela cumpra seu papel. Nós estamos juntos no apoio, no carinho, na oração e na certeza de que é o encontro da expressão missionária através da educação e da igreja”, afirmou o Pastor Marcos Antonio Garcia.

Representantes de outras instituições e autoridades eclesiásticas e políticas estavam presentes, como Suzana Aparecida Dechechi de Oliveira, Secretária de Educação da cidade de São Bernardo do Campo, que representou o município no evento. Suzana destacou os valores históricos que metodistas carregam na área da educação.

O presidente do Colégio Episcopal, Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, também destacou a importância da educação metodista para a sociedade. “Entendemos que a educação carrega em si um valor civilizatório. Nós somos pessoas, somos seres humanos, e a educação reafirma e ressalta esse valor”, explicou.

O Bispo Luiz também enfatizou a importância que as instituições metodistas têm ao capacitar pessoas com a finalidade de caminhar para uma civilização mais humana e confessional. “Nós somos uma instituição confessional que crê que a vida é um valor que nos é transmitido pela graça, pelo amor, pelo ato criador de Deus”, explicou em seu breve discurso. “Todo corpo docente e discente dessa instituição tem na educação metodista um cuidado com a sua transcendência e com seus valores e espiritualidade”, finalizou.

O próprio reitor, Paulo Borges, reafirmou esses princípios em entrevista ao Expositor Cristão. “É absolutamente imperativo que aqueles/as que estão à frente da educação metodista saibam, conheçam e tenham a verdadeira dimensão da nossa confessionalidade cristã metodista. Portanto, qualquer pessoa que está revestida da função que hoje eu passo a ter como reitor de, talvez, uma das maiores universidades evangélicas deste país não poderia ser diferente”, afirmou o reitor.

Mantendo valores em tempos de crise

O prof. Dr. Paulo Borges assume o cargo em um momento de crise econômica no país, e isso não foi ignorado durante os discursos. Valdecir Barreros, presidente do Conselho Superior de Administração (CONSAD), disse que são “inegociáveis” os princípios e valores já conhecidos da Rede Metodista de Educação, mesmo diante de adversidades. “A educação corre no sangue dos/as metodistas, e isso tem que ser preservado. Eu enfatizei que as concorrências não podem ser determinantes para nossas ações. Elas são uma realidade, elas estão aí, mas nós não poderemos tê-las como aquelas que vão determinar o que vamos fazer”, afirmou.

O diretor-geral da Rede Metodista de Educação, Robson Ramos de Aguiar, citou os princípios do fundador do metodismo no mundo, John Wesley, para relembrar esses ideais. O reitor deixou claro seu comprometimento através de um ato simbólico, destacado pela pastora Gladys Barbosa, responsável pela Pastoral Universitária. “Logo que ele chegou, todos/as foram conversar com ele, mas o reitor veio à pastoral. Eu achei isso extremamente significativo”, destacou a pastora.

Você ouve esses e outros depoimentos na edição 19 do Giro de Notícias, o programa de áudio semanal do Expositor Cristão, disponível em nosso site, onde você também tem acesso à trajetória do Prof. Dr. Paulo Borges.

Sara de Paula
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão impresso de maio/2017

CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS COMPLETO AQUI.

Posts relacionados

Notícias, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães Jr.

Um Voz que encanta: revista completa 90 anos de circulação no Brasil

No ano de 1929, houve uma grande depressão econômica mundial, cujo início foi marcado pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Quando caminhamos com Deus, Ele nos manda olhar para o céu e contar as estrelas. Para as mulheres metodistas foi um momento especial: em 18 de setembro nasceu, na cidade de São Paulo, a revista Voz Missionária.