Publicado por José Geraldo Magalhães em Conscientização - 13/04/2021 às 21:26:08

Nota oficial da Igreja Metodista sobre as Instituições de Ensino

(Clique aqui para baixar em PDF)
Nós, membros da Cogeam (Coordenação Geral de Ação Missionária) e Colégio Episcopal da Igreja Metodista, estamos cientes de que a Educação Metodista entrou, no último dia 09, com uma cautelar cujo objetivo é elaborar um plano de recuperação que viabilize a manutenção das atividades acadêmicas das instituições.
Desde 2015, a crise educacional - que já vinha sendo enfrentada - se aprofundou. A pandemia acabou por amplificar os desafios institucionais e isso tornou o momento crucial para a subsistência das instituições metodistas de educação.


A educação é parte da missão e da visão da Igreja Metodista desde sua origem. É parte de nossa identidade cristã a firmeza em honrar compromissos. Tem sido doloroso para toda a comunidade metodista o fato de que esta crise já há tempo impede as escolas de operar em sua plenitude.


Por isso, compreendemos ser vital o atendimento aos alunos e alunas. Igualmente, é fundamental saldar o passivo existente, e manter em dia os salários de todos e todas que atuam em nossas instituições, e o pagamento aos fornecedores de toda ordem. Tanto, não apenas por ser o que deve ser feito, mas também por ser o que se urge fazer, como testemunho de cristãos e cristãs. Cremos que isto é um valor espiritual que gera impacto positivo no âmbito econômico e social.


Porém, a viabilização e recuperação judicial das nossas escolas precisam acontecer com a ajuda dos devidos mecanismos legais, com o propósito de preservar não apenas as instituições em si, mas as comunidades nas quais se inserem, o acervo de que dispõem, as milhares de famílias que delas dependem para seu pão diário, bem como os credores.


A Igreja Metodista entende, como mantenedora, que é parte deste processo atuar exaustivamente para que possa se reposicionar e continuar com a missão de colaborar com a transformação individual e social no país. Por esta razão é que tal medida está sendo tomada.


Esperamos, dada a gravidade do momento, que nossos esforços encontrem contrapartida na justiça. Que os próximos tempos sejam de recomeço, de ajustes, de correção de todos os rumos e medidas que se fizerem ainda necessários.


Oramos e contamos com as orações para que Deus nos ilumine, impulsione, oriente, capacite e aprimore, para que tudo quanto fizermos possa prosperar neste sentido, porque o bem-estar institucional é o bem-estar de cada pessoa que estuda, trabalha e vivencia cada escola metodista em nosso país.


São Paulo, 13 de Abril de 2021.

Igreja Metodista
Cogeam – Coordenação Geral de Ação Missionária Colégio Episcopal da Igreja Metodista


Tags: cogeam, nota, colegio-episcopal, instituicoes-de-ensino, recuperacao-judicial


Posts relacionados