Publicado em Notícias | 21/05/2018 às 11:07:28


Jornal EC de junho: Meio Ambiente


No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Igreja Metodista tem se preocupado com essa temática há algum tempo. O próprio Expositor Cristão já abordou sobre o assunto em anos anteriores. Desde 2011, época em que o 19º Concílio Geral estabeleceu criar as ênfases missionárias e, dentre elas, uma que fosse direcionada especificamente para o cuidado do Meio Ambiente, que algumas ações isoladas estão acontecendo.

O texto no Plano Nacional Missionário (PNM) está claro ao tratar dos objetivos da ênfase missionária que abordam especificamente esse assunto. O documento destaca o apoio às organizações que estejam voltadas a programas de sustentabilidade, além de desafiar homens e mulheres a exercerem o papel de mordomo da criação à luz do evangelho. Também enfatiza que os documentos da Igreja possam abordar a temática na perspectiva de que o projeto de Deus não é individualista, mas coletivo, envolvendo toda a criação. Por fim, conscientiza cada metodista a ter compromisso com o meio ambiente e alerta o povo metodista sobre a importância da preservação da natureza.

As estatísticas são assustadoras. Para ter uma ideia, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) trouxe a expectativa de que a gestão pública brasileira, de forma geral, iria se redimir dos constantes equívocos ao longo de décadas. Na realidade, já em 2018, nota-se que uma cultura de inoperância permanece e fragiliza a concretização dessas mudanças em boa parte do país. São cerca de 3 mil lixões ou aterros sanitários controlados que estão espalhados pelo país afora em mais de 3,3 mil municípios. Ao todo eles recebem mais de 30 milhões de toneladas de resíduos urbanos anualmente (41,6%). Os números são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe) e fazem parte do documento Panorama de Resíduos Sólidos 2016. Os gases tóxicos, chorume e trabalhadores em condições insalubres compõem esse cenário obsoleto ainda em vigor.

Espero que esta edição desperte em você e em sua comunidade local ações práticas que possam gerar frutos para o cuidado para com a criação de Deus!

 

Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão

 

BAIXE A EDIÇÃO DO .PDF

LEIA ABAIXO A EDIÇÃO DIGITAL

 

 

 


Tags: sem tags no momento!