Publicado por José Geraldo Magalhães em Última Edição - 09/07/2022 às 22:34:10

Categoria de Missionário Designado é regulamentada nos Cânones

Após discutir sobre a obrigatoriedade de nomeação pastoral, os conciliares reunidos, em Sorocaba, debateram a proposta (V-7RE-01/13/068) que trata da extinção da categoria Missionário Designado (MD). A proposta contemplava que o processo de nomeação seja mantido na íntegra como no processual canônico, artigos 27 para a Ordem Presbiteral e, artigo 38 para aspirantes a pastores e pastoras sem a designação do/a obreiro/a como MD.

O pastor Ismael Machado Correia destacou a importância do evangelista nos pontos missionários. "Se temos um evangelista em um ponto missionário, aquele evangelista pode ser designado para aquele ponto. Precisamos olhar para o ponto final da missão. Se votarmos a favor dessa proposta não vamos ter condições de manter o missionário designado. Nenhum dos MD's são designados sem uma moradia, um piso de acordo, e o cuidado com nossa região. Como Superintendete,e u pergunto a cada um deles se eles precisamm de alguma coiisa", destacou.

Claudir Dutra da 9ª Rgição destacou a hiistória. "Quando olhamso para Jhon Wesley seria a pessao que proposria a proposta para nós, mas ele encontrou outros meios para fazer com que o metodismo chegasse até nós.fiz Teolgoia na Rema. Quando eu fui para a faculdade me disseram que ia me dar bem, ia ter casa, subsídio entre outras coisas. Se não está regulamentado, unifica para que fique claro para todo mundo. Almas para o evangelista ou um MD é uma necessidade. Ele tem uma paixão missionária e arrancar isso das pessoas é jogar nosso metodismo fora", destacou.

Substitutiva - O Bispo Bruno Roberto propôs que a Comissão de Redação que vá fazer toda a harmonização dos Cânones, que insira dentro dos Cânones a regulamentaação que está publicada no site da Sede Nacional. "Que pegássemos os principais tópicos e inserisse um capítulo à parte nos Cânones para que fique mais clara para todas as pessoas", disse o bispo Bruno Roberto. O presidente, bispo Luiz Vergílio, destacou que se trata de uma nova proposta. "Eu entendo que, de fato, a proposta do bispo Bruno, é uma outra proposta e, se essa não for aprovada, ela daria um regulamento canônico", disse. Ângela Lockmann de Macêdo, retirou a proposta (V-7RE-01/13/068) em nome da 7ª Região Eclesiástica.

Na mesma linha de pensamento do bispo Bruno, Iannick Sucupira Curvelo, sugeriu um adendo na proposta do bispo. "Cria-se a figura do missionário desginado e harmoniza dentro dos cânones porque já está regulamentado", que foi aceito e passado para a comissão de legislação.

Houve várias posições contrárias e a favor da extinção da categoria MD. Após os debates e inserção do adendo na proposta e revisão da Comissão de Legislação, o presidente Luiz Vergílio Batista da Rosa, colocou em votação para que a regulamentação entrasse nos Cânones.

 


Veja também:

Todos os boletins diários do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista


Posts relacionados

Última Edição, Notícias, por José Geraldo Magalhães

21º Concílio Geral aprova proposta para sessão presencial

No início da sessão online do 21º Concílio Geral (CG) no período da tarde de hoje (11), foi lido por Algacyr Júnior da 8ª Região, as considerações da proposta da Cogeam e Colégio Episcopal para que a segunda e as demais sessões da reunião do 21º CG sejam realizados nos dias 3 a 10 de julho de 2022 e que os mandatos atualmente vigentes, sejam prorrogados até 31 de dezembro do mesmo ano.