Publicado por Redação em Página da Criança, Artigo DNTC, Coluna DNTC - 06/02/2018 às 09:07:51

Carnaval: hora de ensinar nossas crianças!

Versículo para memorizar:
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8.8).

Quebra-gelo: 
Corrida de Jornais 

Providencie duas folhas de jornal para cada criança e forme equipes com a mesma quantidade de crianças. As equipes ficam atrás da linha de partida. Quando der o sinal, uma criança de cada equipe coloca o jornal no chão, fazendo a troca de jornal à sua frente e pisando sobre ele, em seguida coloca a outra folha e assim sucessivamente até atingir a linha de chegada. Vence quando todos/as os/as integrantes da mesma equipe terminarem o percurso. Assista ao vídeo em https://goo.gl/RU3j8z. 

Ministração: Carnaval 

Festas e mais festas… Todos nós gostamos de festas! Ficamos alegres, felizes. Há festa para comemorar várias coisas, como aniversário, casamento… (peça para que as crianças deem exemplos). 

Vocês sabem o que significa a palavra carnaval? Uma das explicações é que essa palavra vem do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne”, porque ela antecede o período da quaresma, um período de quarenta dias antes de celebrar outra festa: a Páscoa. Nesse período as pessoas deixavam de comer carne, era um período no qual as pessoas investiam na vida espiritual, preparavam-se espiritualmente para celebrar a ressurreição de Jesus. 

A Bíblia fala sobre as obras da carne e o fruto do espírito: Gálatas 5.19, “Ora as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza… quem pratica estas coisas não herdarão o Reino de Deus”, mas existe o fruto do Espírito: Gálatas 5.22, “Amor, Paz, Alegria…”. 

As obras da carne são aquilo que fazemos que seja considerado pecado porque ferem a nossa vida e a das outras pessoas. O fruto do Espírito é o que Deus quer operar em nós para nos guardar do mal, é o resultado da ação de Deus em nós e que nos orienta a agir na nossa vida e respeitar a vida das outras pessoas. Ele nos ajuda a vencer as nossas atitudes ruins. 

Jesus quer cuidar de nós todos os dias. Ele não quer que O deixemos de lado falando: “fica aqui, Jesus, que eu vou ali fazer coisas que O desagradam e depois eu volto”. Não devemos fazer isso no carnaval e em nenhum outro dia ou em nenhuma outra festa. 

Em Romanos 8.5-8, “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus”. 

Mas as pessoas que amam a Deus e Sua Palavra fazem de tudo para agradá-lo. Quem desobedece à vontade de Deus O deixa triste, mas os que obedecem alegram o Seu coração. A verdadeira alegria é Jesus! 

Equipe DNTC
Publicado originalmente no Jornal EC de fevereiro de 2018. Acesse aqui.


Posts relacionados

Artigo DNTC, por José Geraldo Magalhães Jr.

DNTC: Demonstrar amor cristão

Queremos lembrar o dever de todos e todas na construção de uma sociedade sem discriminação, tendo uma preocupação coletiva.