2017_11_dntc5
O 25º Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças (DNTC) comemorou o Jubileu de Prata no último encontro, que ocorreu nos dias 23 e 24 de setembro na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FaTeo), em São Bernardo do Campo/SP. O tema motivador deste ano foi “Crianças nos passos de Jesus”. Houve a participação de 110 pessoas de várias partes do país. O foco foi capacitá-las para mostrar a importante tarefa de ensinar às crianças da Igreja Metodista os diversos aspectos da missão.

2017_11_dntc3A Bispa assessora designada pelo Colégio Episcopal para acompanhar o DNTC, Bispa Hideide Brito Torres, também participou e foi uma das palestrantes durante o encontro. De acordo com a coordenadora do DNTC, Elaine Rosendal Siqueira da Silva, o encontro teve sua relevância em âmbito nacional. “O encontro foi marcante, fizemos uma avaliação geral com todas as pessoas que participaram. O DNTC tem se preocupado há anos em ajudar no desenvolvimento dos ministérios de crianças em todo o Brasil”, destacou Elaine.

Durante o encontro, uma avaliação geral foi feita por todos/as os/as participantes. “Segundo as avaliações recebidas, as pessoas não veem a hora de chegar o próximo encontro no ano que vem”, finalizou a coordenadora Elaine Rosendal.

Oficinas

2017_11_dntc
Quem participou da oficina Sombra e Água Fresca: Nossa Missão foi Jucelea Romeiro da Silva, de Itamarati de Minas. Ela é coordenadora do ministério infantil da congregação de Cataguases/MG e já colocou em prática todo o aprendizado.

2017_11_dntc4“Já passei para o ministério e para as crianças tudo que aprendi em São Paulo. Foi uma bênção! Estou me reunindo toda sexta-feira com as pessoas do ministério para discutirmos juntas a melhor forma de trabalhar com nossas crianças. Ano que vem vou de novo!”, afirmou Juceleia.
A coordenadora regional do trabalho com crianças da 4ª Região Eclesiástica, Annesley de Paula Pontes, enfatizou que a participação em mais um encontro nacional vai somar nos trabalhos regionais. “Foram dois dias de aprendizado, tanto nas palestras quanto nas oficinas, que muito acrescentarão no trabalho com crianças na região, distrito e igreja local”, disse.

Nessa edição, o DNTC completou 25 anos. Annesley destacou a importância do departamento nessas mais de duas décadas. “Na ocasião do encontro, foram relembradas com gratidão as pessoas que fizeram parte da história do departamento e as pessoas que, no decorrer desses anos, têm zelado pelo bem-estar espiritual, físico e emocional de nossas crianças”, finalizou Annesley.

2017_11_fateo_dntc

Maria Lucia Tenório Costa é de São Bernardo do Campo/SP. Ela também já colocou o aprendizado em prática, mas a oficina voltada para a pedagogia no culto infantil não agradou à participante. “Gostei de quase tudo no encontro. A exceção foi a oficina voltada sobre como organizar o culto infantil. O palestrante fugiu do tema. Fui com mais três pessoas de minha igreja. O palestrante falou sobre a imposição de mãos e que as crianças fazem curas em outras crianças. Não era isso que eu esperava dessa oficina, mas pretendo voltar ano que vem”, finalizou Maria Lucia.

José Geraldo Magalhães
Publicado originalmente no Expositor Cristão de novembro/2017