2017_10_alesp_expo

Para quem for consultar os anais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, vai encontrar registrado, no dia 4 de setembro de 2017, a Sessão Solene que marca os 150 anos de metodismo permanente no Brasil. O deputado proponente foi Carlos Alberto Bezerra Júnior. O evento reuniu mais de 300 pessoas no auditório Juscelino Kubitschek, e uma exposição ficou aberta ao público entre os dias 4 e 6 do mesmo mês no Hall Monumental.

Para o presidente do Colégio Episcopal, Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, expressar a fé em um espaço público faz parte da herança wesleyana. “John Wesley sempre entendeu que a religião tem que se expressar publicamente. A gente considera que aqui, uma Assembleia Legislativa, seja o espaço do povo. Nesse aspecto, a Igreja está voltada para as demandas do povo e, consequentemente, estamos abertos/as às demandas da sociedade”, disse o Bispo Luiz.

Em um clima solene, o presidente do Grupo de Fraternidade Wesleyana, Bispo Ildo Mello, destacou a importância da união das igrejas. “Eu posso dizer que nunca na história desse país as igrejas de tradição wesleyana estiveram tão unidas”, afirmou Bispo Ildo.

Para o deputado proponente da Sessão Solene, Carlos Alberto Bezerra Jr., é muito importante ficar na memória da sociedade o trabalho da Igreja Metodista durante esse século e meio. “Uma noite especial de reconhecimento e legado espiritual dos 150 anos de metodismo no Brasil. Mencionamos em nosso discurso a importância dos trabalhos da igreja junto aos povos indígenas, à população de rua, às crianças, enfim, uma infinidade de ações que a Igreja Metodista tem deixado para a sociedade”, destacou o deputado.

2017_10_alesp_mesaDurante a Sessão Solene, para contar a história dos 150 anos de metodismo no Brasil, o departamento nacional de comunicação da área nacional produziu três vídeos com a história, desde o nascimento do fundador do metodismo, John Wesley, em 1703, até 2017. O material está disponível no canal do YouTube do Expositor Cristão ou no site www.expositorcristao.com.br.

Coral
Um coral com mais de cem vozes reunidas abrilhantou a Sessão Solene. Os/as coristas vieram de várias partes do estado de São Paulo. Até quem tinha dificuldade para se locomover participou. É o caso da irmã Leni Correa dos Santos, que veio de São Bernardo do Campo/SP. “Eu vim porque o Coral veio. Infelizmente não posso ficar lá porque a escada não permite, mas não faz mal, eu canto daqui mesmo”, disse a cadeirante da Igreja Metodista em Rudge Ramos

Credo
Para marcar a data, um Credo do metodismo permanente no Brasil foi elaborado por várias mãos e lido durante a celebração. O texto reafirma a fé, a esperança e a crença no Deus criador de todas as coisas. O documento está publicado no site da instituição em www.metodista.org.br e no site celebrativo em http://150anos.metodista.org.br.

Exposição
A Sessão Solene foi encerrada no auditório Juscelino Kubitschek. Logo em seguida, no Hall Monumental, a fita que abria a Exposição dos 150 anos de metodismo no Brasil foi cortada. São 18 painéis que narram a história do metodismo desde a Inglaterra, Estados Unidos e a chegada e permanência no Brasil.

Uma das organizadoras da exposição, a coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, Joceli Cerqueira Lazier, explica a importância da exposição. “Falar de memória é sempre importante. Nós somos pessoas constituídas de memórias. Contar a história dos 150 anos de metodismo no Brasil retratando e pesquisando é sempre importante, tanto para nós, metodistas, como para as futuras gerações”, disse Joceli.

Reivindicações
Um grupo de aproximadamente dez representantes das Universidades Metodistas de Piracicaba e São Paulo entregaram durante a celebração folhetos às pessoas que chegavam para a Sessão Solene. O texto cobrava um maior compromisso por parte da gestão da Rede Metodista de Educação para com as universidades.

Site

2017_10_site
A Igreja Metodista, em celebração dos 150 anos de missão permanente no Brasil, lançou no mês de agosto um site celebrativo que reúne informações e vários materiais sobre a história do metodismo no país, onde disponibiliza os links para quem deseja conhecer a história de cada Região Ecle­siástica e Missionária, publicadas nas edições do Jornal Expositor Cristão no decorrer deste ano.

A plataforma conta com espaços especiais para as igrejas compartilharem fotos das celebrações locais, fotos antigas, vídeos-reportagens sobre a sessão solene ocorrida na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 4 de setembro, além de vídeos com testemunhos e um espaço para os/as metodistas enviarem seus relatos por e-mail. Ainda dá tempo de comprar a camiseta que marca os 150 anos de metodismo no Brasil. Basta acessar a Aba “Materiais” que você vai encontrar a camiseta e peças para divulgação nas redes sociais e logo oficial.

Cidadania
O Colégio Episcopal da Igreja Metodista reunido em Campos do Jordão/SP, no fim de agosto, plantou uma árvore no terreno da Igreja Metodista – a primeira igreja evangélica da cidade. A ação fez parte das programações dos 150 anos de metodismo permanente no Brasil. Mais detalhes e informações de como fazer essa ação estão disponíveis no site http://150anos.metodista.org.br

José Geraldo Magalhães
Publicado originalmente no Expositor Cristão de outubro/2017