dependente quimico

A Secretaria de Ação Social da 1ª Região Eclesiástica promove esse mês o Seminário Pastoral de Dependência Química. A programação acontece em parceria com a Pastoral de Ajuda ao Dependente Químico, que identifica e cria grupos de apoio nas Igrejas e Distritos, ajudando a pessoas e familiares neste drama humano da dependência do uso de drogas (lícitas ou ilícitas). O evento acontece na Igreja Metodista de Cascadura no dia 28 de outubro.

O destaque para o tema do encontro é a abertura multidisciplinar na igreja. A plataforma de discussão do Senado destaca a importância de se conversar sobre esse formato em sua revista “em discussão”.

“Desintoxicar o dependente químico é apenas parte do tratamento. Além de depender da vontade do paciente, o uso de medicamentos, isolado, pouco consegue ajudar uma pessoa completamente desorganizada, desde seus cuidados básicos de higiene até suas relações sociais e laços afetivos. Daí o consenso de que é necessária uma abordagem multidisciplinar para que o tratamento seja eficaz”, explica o artigo.

O texto destaca ainda que desintoxicação, psicoterapia, terapia ocupacional e assistência social são apenas partes do tratamento, trazendo a informação de que algumas pessoas defendem a relevância de um componente religioso nessa recuperação do indivíduo. “Porém, em regra, essa abordagem multidisciplinar ainda está completamente desarticulada no Brasil”, afirma.

O Pastor Edvandro Machado, Secretário Executivo de Ação Social da 1ª Região Eclesiástica, explicou que o foco do trabalho é a saúde das pessoas. “Conseguimos que o Viva Rio, uma instituição aqui no RJ que coordena alguns espaços na área de dependência e tem uma equipe médica muito boa, fizesse o curso de treinamento para nós. Então esse é um passo muito importante. A ideia é multiplicar esses grupos nas nossas igrejas locais”, compartilhou. Além disso, o pastor destacou a importância de se conversar com a sociedade sobre a necessidade de desenvolver um olhar para o dependente com um aspecto humano.

Para saber mais sobre o evento e a Secretaria Executiva de Ação Social, acesse o site ou a página do Facebook da organização.

Serviço
Seminário Pastoral de Dependência Química
Data: 28 de outubro
Horário: Das 9h às 17h
Endereço: Rua Padre Telemaco, 34 – Cascadura – Rio de Janeiro – RJ
ENTRADA GRATUITA

Redação EC