2017_10_Martha

Para quem ainda não conhece a história da missionária fundadora de escolas metodistas pelo Brasil afora, Martha Watts, agora ficou mais fácil, principalmente para as crianças que gostam de ler. O projeto Martha Watts: Pira em Quadrinhos foi feito a várias mãos. O lançamento ocorreu no dia 15 de agosto, na cidade de Piracicaba/SP. A coor­denadora do Centro Cultural Martha Watts, Joceli Cerqueira Lazier, conta como nasceu o projeto.

“Como contar a história de Martha Watts, a missionária fundadora do primeiro Colégio Metodista do Brasil, de maneira lúdica e que despertasse o interesse do leitor foi a primeira pergunta que fizemos. Surgiu assim a ideia de criar uma história em quadrinhos, que foi tomando forma à medida que conversávamos com os/as professores/as, funcionários/as e alunos/as envolvidos/as no projeto.

Optamos por contar a história de Martha Watts e sua relação com a cidade de Piracicaba de maneira fictícia, buscando despertar professores/as e alunos/as a tratar de algumas informações históricas que aconteceram na época em que a história se passa.

Começamos a tratar do assunto em novembro de 2015. Em 2016 começamos a preparar o texto e roteiro até que, em 2017, já com esta parte definida, tratamos da ilustração e outros itens pertinentes. Parece ser muito tempo, mas todo o projeto foi desenvolvido de maneira interdisciplinar, sem custo algum. A distribuição é gratuita e tivemos o patrocínio da Serzegraf e da Plural MKT & Negócios Ltda. O lançamento ocorreu em 15 de agosto, no mês em que a cidade de Piracicaba completou 250 anos. Vale destacar que Martha Watts faz parte da história de Piracicaba, bem como Piracicaba fez parte da história de Martha Watts, pois foi essa cidade que ela escolheu para fundar o primeiro Colégio Metodista no Brasil.

Nosso público-alvo são os/as alunos/as do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, o que não impede que as demais crianças, adolescentes, jovens e adultos/as aprendam e se divirtam também com a história. A HQ possui também um encarte interativo.

A princípio será distribuída para aqueles/as que vierem conhecer o Colégio Piracicabano e para escolas que vierem visitar o CCMW.

Um projeto interdisciplinar desenvolvido entre o Centro Cultural Martha Watts e os cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Fotografia, Cinema e Audiovisual, Agência Escola e Pedagogia da Unimep”.

Cursos e professores/as envolvidos/as no projeto

Camilo Riani – professor e coordenador da Agência Escola e Salão Universitário de Humor da Unimep
Glauco Madeira de Toledo – professor e membro da Produtora Escola de Audiovisual – PREA da Unimep
Hugo Guimenes de Lima – professor e coordenador da Agência Escola da Unimep
Mariana B. Prezutti – pedagoga, professora do curso de Pedagogia
Ana Paula P. Castilho – historiadora, funcionária do Centro Cultural Martha Watts
Joceli Cerqueira Lazier – professora e coordenadora do Centro Cultural Martha Watts e Núcleo Universitário de Cultura da Unimep

Alunos/as

Felipe Eduardo Amaral
Luiz Rodrigo Perinotto Picell
Giulia Urizzi
José Eduardo Pereira Cezario
Pedro Augusto Rodrigues Almeida
Gabriela Tozati
Marcos Gurgel de Oliveira

Redação EC
Publicado originalmente no Expositor Cristão de outubro/2017