2017_11_150anos_vilaplanalto

Liderança local da Metodista Vila Planalto, em São Bernardo do Campo, relembrou os 150 anos de metodismo em culto especial.

Em 2017 a Igreja Metodista celebra 150 anos de missão permanente no Brasil, e as igrejas locais têm celebrado a data com programações especiais por todo o país. O jornal Expositor Cristão contou a história da Igreja nas edições publicadas este ano, através do desenvolvimento da missão em cada uma das Regiões Eclesiásticas e Missionárias. Já a área de comunicação da Sede Nacional disponibilizou uma plataforma exclusiva com linha do tempo, fotos e materiais de apoio para aqueles/as que desejam desenvolver a liturgia em suas igrejas.
A Igreja Metodista em Vila Planalto, São Bernardo do Campo (SP), foi uma das que se reuniram para um culto de ação de graças. O pastor Jônatas Cavalheiro dirige a comunidade de fé e viu os membros se mobilizarem com a produção da camiseta oficial para um tempo de festa. “Pontuamos no culto que não foram poucas as lutas e desafios, mas por conta disso não nos faltam testemunhos da fidelidade do Senhor”, explica.

2017_11_sbc_150anos

Celebração dos 150 anos de metodismo em São Bernardo do Campo/SP

Um dos aspectos ressaltados na celebração foi a vocação de metodistas para a unidade na pluralidade. Em tempo de confissão de pecados, a liturgia pontuou que sempre que nos afastamos disso a Igreja perde, distanciando-se de Jesus. “Esforçarmo-nos pela unidade fraterna, a despeito das diferenças, é infinitamente mais evangélico do que qualquer tentativa de nos fazer todos/as iguais”, disse o pastor Jonatas.

2017_11_150anos_mg

Em Juiz de Fora, a Metodista em Bela Aurora estendeu o convite para outras igrejas.

A Igreja Metodista em Paraty (RJ) fará quatro anos em abril do próximo ano. A comunidade foi surpreendida pela longa história de missão metodista que passaram a conhecer. A motivação para trabalhar a data começou por meio da divulgação feita pelas redes sociais da Sede Nacional, como conta Wellington Reis da Silva, responsável pelo ponto missionário. “A motivação inicial foi ver a disponibilidade dos materiais. Nós fomos a última cidade no estado do Rio de Janeiro a ter a presença da Igreja Metodista, então, aproveitamos a oportunidade para divulgar a história”, explicou.

A cidade de Paraty compartilhou a história da Igreja com seus membros

A cidade de Paraty compartilhou a história da Igreja com seus membros

Wellington utilizou os vídeos disponíveis no site para contar o início da missão metodista, e por isso aqueles/as que acreditavam se tratar de um trabalho novo na cidade tiveram uma nova perspectiva. “Noventa por cento da igreja veio falar comigo depois, dizendo que pensavam se tratar de uma igreja nova”. A comunidade agora usa com orgulho e frequência a camiseta com o logotipo oficial dos 150 anos de metodismo permanente no Brasil. “Virou quase um uniforme, e o bom é que isso espalha uma presença metodista pela cidade”, brincou Wellington.

Celebrações dos 150 anos de metodismo envolveram jovens, adultos e crianças em várias cidades.

Celebrações dos 150 anos de metodismo envolveram jovens, adultos e crianças em várias cidades.

Assim como em outras re­giões, a Igreja Metodista de Bela Aurora, na cidade de Juiz de Fora (MG), dirigida pelo pastor Jovanir Lage, reuniu não apenas a própria congregação, mas estendeu o convite para as Igrejas Metodistas dos bairros Linhares, São Pedro, Oásis e Lourdes para celebrar a Ceia como parte do momento de recordação da história.

“Foi um culto bastante animado e participativo. Tivemos um momento de ceia, comunhão e, após o culto, percebemos que as pes­soas estavam nesse mesmo clima de alegria, estavam juntas celebrando essa data tão importante”, explica o pastor, expressando o relato de outras pessoas que participaram do evento que lotou a igreja. “Saímos com aquele gostinho de querer fazer outros cultos que também reúnam o povo chamado metodista nessa mesma harmonia e comunhão”, concluiu Jovanir.
A arte para produção da camisa e os materiais audiovisuais estão disponíveis para download. Se a sua igreja promoveu um culto especial para celebração dos 150 anos de metodismo permanente no Brasil, você pode enviar as fotos e os relatos para o e-mail expositorcristao@gmail.com.
O conteúdo será publicado no site 150anos.metodista.org.br.

Sara de Paula
Publicado originalmente no Expositor Cristão de novembro/2017