2017_09_juname

“O profetismo não te faz ser santo, te faz ser mais humilde, um instrumento nas mãos de Deus. Te faz entender o chamado e vocação, o que Deus quer que eu faça”. A frase é do conselheiro nacional da Confederação Metodista de Juvenis (CoMeJu), Pastor Djalma Barbosa. Lembramos que a última edição da Juname foi tida como um evento missionário, já a deste ano, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de julho no Sesc Praia Formosa, em Aracruz/ES, foi um evento profético em todos os sentidos para as mais de 500 pessoas presentes. “A gente orou para que os/as presentes tivessem uma experiência com o Senhor, mostrando que o Juvenil não é uma igreja do amanhã, mas de hoje. Foi construído um momento muito especial na vida deles/as”, afirmou o conselheiro.

O presidente da CoMeJu, Gustavo Leme, compartilhou a alegria que sentiu ao lembrar que fez parte da organização desse encontro que marcou tantas vidas. “Foi muito emocionante olhar ao redor, ver as pessoas sendo ministradas e entender que fiz parte de uma Confederação que entregou uma Juname assim”, explicou Gustavo.

Entre coreografias divertidas e momentos de descontração, o que os/as adolescentes destacaram foram as oportunidades de vivenciar momentos de renovação espiritual, conduzidos/as pelos Bispo Luiz Vergílio, presidente do Colégio Episcopal, que dirigiu o culto de abertura e o momento de ceia no encerramento, Bispo Paulo Rangel, presidente da 1ª Região Eclesiástica, e pela Bispa Hideide Brito Torres, presidente da 8ª Região Eclesiástica, que trouxe o desafio de refletir sobre a caminhada de metodistas, com o convite de permanecer como uma igreja que trabalha na contramão do mundo. O Pastor Denilson Gomes da Silva ministrou durante o luau e trabalhou no evento ao lado de pastores/as e conselheiros/as que fazem parte das pastorais regionais, a quem a CoMeJu direcionou especial agradecimento pela dedicação e esforço que fizeram para levarem suas caravanas.

Oficinas e séries

Considerando uma realidade em que adolescentes e jovens discutem com empenho sobre as séries do momento, a organização do evento tratou de trabalhar os temas propostos, com base em títulos já conhecidos: Black Mirror (Tecnologia e Missão), oficina ministrada pelo Pr. Tiago Costa (1ª RE); 13 porquês (O valor da sua vida), ministrada pelo Pr. George Paradela (4ª RE); Guerra dos Tronos (Quem manda na sua vida?), ministrada pelo Pr. Georg Emmerich e por Jane Emmerich (REMNE); The Walking Dead (A importância ativa do Juvenil na vida da igreja!), ministrada pelo Pr. Rodrigo Petrechi (6ª RE); e 3% (Moral, limites e justiça social), ministrada por Cristiano Santos e Thaiana Assis (1ª RE).

Eleição
A nova mesa da Confederação Metodista de Juvenis foi eleita na Juname 2017, em um momento de muita emoção. “Não foi algo estressante como as pessoas falam, eu me senti muito em paz”, contou o novo presidente eleito, Arthur Lopes Brevilheri, que seguiu para o encontro com o sonho de participar da mesa, mas sem o objetivo da presidência.

Mesa eleita na Juname 2017

Presidente:
Arthur F. Lopes Brevilheri
6ª Região

Vice-Presidente:
Caio Anderson
Remne

Secretário de Atas:
Pedro Paradela
4ª Região

Secretário de Comunicação: Gustavo Fernandes
3ª Região

Secretária de Comunicação: Ana Beatriz Mendes
5ª Região

Assessora Financeira:
Ester Agnes
1ª Região

Sara de Paula
Publicado originalmente no Expositor Cristão de setembro/2017