2017_07_sessaosolene

Foto: Antonio Augusto – Câmara dos Deputados

Na manhã do dia 8 de junho, a Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, promoveu uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação – Cogeime.
.
A cerimônia foi convocada por meio de requerimento do deputado federal Áureo Lidio Moreira Ribeiro (Solidariedade/RJ), que presidiu a sessão que teve como objetivo reconhecer o trabalho feito pelo Cogeime em prol da educação no Brasil nos últimos 50 anos.
.
Durante a sessão Solene houve a execução do hino nacional brasileiro, apresentação de vídeo institucional do Cogeime e das Instituições Educacionais Metodistas e Coral da Igreja Metodista de Taguatinga/DF, além de discursos de parlamentares reconhecendo a educação metodista no Brasil.
.
Após a etapa inicial, uma série de discursos de tributos e agradecimentos marcaram a cerimônia. “É uma honra poder estar aqui nesta manhã em um momento singular e significativo que vem marcar a história do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação e, portanto, da Educação Metodista no Brasil”, disse o diretor-geral da Rede Metodista de Educação, Robson Ramos de Aguiar.
.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Democratas/RJ), enviou, por escrito, o reconhecimento da educação metodista no país. “A presença metodista na educação brasileira é conhecida e respeitada tanto pela longevidade quanto pelo nível que desde cedo a caracterizou”, diz o texto assinado pelo parlamentar.
.
Para o presidente do Conselho Superior de Administração do Cogeime, Valdecir Barreros, a educação é um marco na vida da Igreja. “A Igreja Metodista prioriza a educação como parte de sua identidade desde sempre e, por ela, luta com princípios éticos e morais coerentes com a sua confessionalidade”, discursou.
.
A presidente da 8ª Região Eclesiástica, Bispa Hideide Brito Torres, destacou os objetivos e aspirações de John Wesley no campo educacional. “João Wesley acreditava não ser possível separar a religião de tudo aquilo que representa o social na vida humana. É preciso que sigamos de perto suas pegadas”.
.
A composição da mesa no plenário da Câmara contou com o diretor-geral da Rede Metodista de Educação, Robson Ramos de Aguiar; com o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Henrique Sartori; com o presidente do Conselho Superior de Administração do Cogeime, Valdecir Barreros; com Afrânio Gonçalves, que representou o Cogeime, em Brasília; e com a presença da presidente da 8ª Região Eclesiástica, Bispa Hideide Brito Torres. Também estiveram presentes Fabio Botelho Josgrilberg, diretor nacional de Ensino Superior da Educação Metodista, e Debora Castanha, diretora nacional de Educação Básica da Educação Metodista.

ASSISTA AO VÍDEO DA SESSÃO.

Veja também:

A história dos 50 anos do Cogeime publicada na edição de abril do Expositor Cristão.

Redação EC
Com informações do Cogeime
Publicado originalmente no jornal Expositor Cristão de julho