Foto: Isabelle de Freitas

Foto: Isabelle de Freitas

A tradicional Semana Wes­le­yana realizada todos os anos na Faculdade de Teologia (FaTeo) da Igreja Metodista chegou à 66ª edição este ano. O tema Reformar a nação, particularmente a Igreja… reuniu estudantes, pastores/as, professores/as, além de pessoas interessadas pelo tema. O evento foi realizado entre os dias 22 e 26 de maio.

O Bispo João Carlos Lopes pregou no culto de abertura do evento. A programação contou com vários/as palestrantes, entre eles/as o professor e pastor Rui de Souza Josgrilberg, que destacou o pensamento de Wesley. “Ele teve uma relação com a reforma de crítica e herança. Isso modificou seu entendimento sobre vários princípios da reforma, por exemplo, graça, livre arbítrio, salvação, entre outros.

Nesse ponto, Wesley foi muito original ao adaptar a reforma anglicana com alguns elementos da reforma do continente europeu (luteranos e calvinistas) no sentido de chegar ao povo. Real­mente ele desenvolveu a parte de sua reforma em contato com o povo, em especial ao povo pobre”, disse Josgrilberg.

O professor destacou também em entrevista ao Expositor Cristão o momento atual da Igreja. “Creio que a Igreja, hoje, se acomodou numa estrutura social que empurra a Igreja para voltar-se para si mesma. Ela precisa ter um desafio e coragem de não se voltar para si, mas usar o que tem, a Palavra para voltar-se para a cidade, bairro e nação. Ela tem uma responsabilidade que vai muito além da paróquia”, finalizou.

Para um dos organizadores da Semana Wesleyana, o professor e pastor José Carlos de Souza, a reforma é um evento bastante importante, embora o dr. Justo González tenha tratado do tema no ano passado, mas a abordagem deste ano, em primeiro lugar retoma uma frase do fundador do metodismo. “Nossa preocupação é encarar o papel da Igreja como parte da missão de Deus e a necessidade de mudança, não apenas na sociedade, no país, mas dentro da Igreja. Ela precisa se examinar como instituição e se corrigir. Infalível é somente Deus. Ela precisa constantemente se reformar”, disse.

No último dia do evento, o professor dr. José Carlos palestrou sobre o tema Não somente a Igreja, mas o mundo como nossa paróquia. “Gostaria de reforçar que a Igreja não é o centro, mas um meio de graça, vai além das fronteiras eclesiásticas”, finalizou.

Todos os vídeos das palestras e paineis estão disponíveis gratuitamente no site da Secretaria de Eventos da FaTeo: www.eventosfateo.com.br.

Parceria

Um dos momentos marcantes na vida e missão da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista ocorreu no dia 23 pela manhã. O reitor da FaTeo, dr. Paulo Roberto Garcia, e o dr. Luis Rivera, vice-presidente da Garrett, assinaram um acordo formal entre a Faculdade de Teologia e o Garrett Evangelical Theological Seminary (EUA), no qual as duas instituições poderão promover intercâmbio de professores/as, estudantes, publicações conjuntas, entre outras ações.

O Bispo João Carlos, bispo designado pelo Colégio Episcopal para acompanhar a Faculdade de Teologia, estava presente neste ato e compartilhou: “Todos/as ganham nesta manhã, o Garrett, a Faculdade de Teologia, discentes, docentes e ganham as igrejas representadas por essas instituições. Que com esse legado todos/as nós possamos crescer em pleno entendimento da vontade de Deus e em entendimento do que significa o Reino de Deus para nós hoje, nesse momento”, enfatizou o Bispo.

José Geraldo Magalhães
Publicado originalmente no jornal Expositor Cristão de julho