2017_05_posse_pauloborges

A música Tapeceiro, de Stênio Marcius, abriu a Solenidade de posse do novo reitor da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Prof. Dr. Paulo Borges Campos Júnior. O Salão Nobre do campus em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo/SP, recebeu pastores/as, diretores/as, representantes da Rede Metodista de Educação e os/as antigos/as e novos/as amigos/as do Professor Paulo.
“A Instituição Metodista de Ensino tem uma ação missionária através da educação, então, neste momento, a nossa oração é para que ela cumpra seu papel. Nós estamos juntos no apoio, no carinho, na oração e na certeza de que é o encontro da expressão missionária através da educação e da igreja”, afirmou o Pastor Marcos Antonio Garcia.

Representantes de outras instituições e autoridades eclesiásticas e políticas estavam presentes, como Suzana Aparecida Dechechi de Oliveira, Secretária de Educação da cidade de São Bernardo do Campo, que representou o município no evento. Suzana destacou os valores históricos que metodistas carregam na área da educação.

O presidente do Colégio Episcopal, Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, também destacou a importância da educação metodista para a sociedade. “Entendemos que a educação carrega em si um valor civilizatório. Nós somos pessoas, somos seres humanos, e a educação reafirma e ressalta esse valor”, explicou.

O Bispo Luiz também enfatizou a importância que as instituições metodistas têm ao capacitar pessoas com a finalidade de caminhar para uma civilização mais humana e confessional. “Nós somos uma instituição confessional que crê que a vida é um valor que nos é transmitido pela graça, pelo amor, pelo ato criador de Deus”, explicou em seu breve discurso. “Todo corpo docente e discente dessa instituição tem na educação metodista um cuidado com a sua transcendência e com seus valores e espiritualidade”, finalizou.

O próprio reitor, Paulo Borges, reafirmou esses princípios em entrevista ao Expositor Cristão. “É absolutamente imperativo que aqueles/as que estão à frente da educação metodista saibam, conheçam e tenham a verdadeira dimensão da nossa confessionalidade cristã metodista. Portanto, qualquer pessoa que está revestida da função que hoje eu passo a ter como reitor de, talvez, uma das maiores universidades evangélicas deste país não poderia ser diferente”, afirmou o reitor.

Mantendo valores em tempos de crise

O prof. Dr. Paulo Borges assume o cargo em um momento de crise econômica no país, e isso não foi ignorado durante os discursos. Valdecir Barreros, presidente do Conselho Superior de Administração (CONSAD), disse que são “inegociáveis” os princípios e valores já conhecidos da Rede Metodista de Educação, mesmo diante de adversidades. “A educação corre no sangue dos/as metodistas, e isso tem que ser preservado. Eu enfatizei que as concorrências não podem ser determinantes para nossas ações. Elas são uma realidade, elas estão aí, mas nós não poderemos tê-las como aquelas que vão determinar o que vamos fazer”, afirmou.

O diretor-geral da Rede Metodista de Educação, Robson Ramos de Aguiar, citou os princípios do fundador do metodismo no mundo, John Wesley, para relembrar esses ideais. O reitor deixou claro seu comprometimento através de um ato simbólico, destacado pela pastora Gladys Barbosa, responsável pela Pastoral Universitária. “Logo que ele chegou, todos/as foram conversar com ele, mas o reitor veio à pastoral. Eu achei isso extremamente significativo”, destacou a pastora.

Você ouve esses e outros depoimentos na edição 19 do Giro de Notícias, o programa de áudio semanal do Expositor Cristão, disponível em nosso site, onde você também tem acesso à trajetória do Prof. Dr. Paulo Borges.

Sara de Paula
Publicado originalmente no Jornal Expositor Cristão impresso de maio/2017

CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS COMPLETO AQUI.