2017_06_andreia_colombia4

 

“Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, glória ao Senhor. Aleluya, aleluya, aleluya, aleluya, gloria al Señor. Praise ye the Lord, hallelujah; praise ye the Lord, hallelujah; praise ye the Lord, hallelujah.” Misturadas com belas risadas, as vozes de mulheres, jovens e crianças eram ouvidas de longe. A alegria contagiava os lugares por onde estavam, e a dificuldade de cantar e ouvir outras línguas que não eram as suas passava despercebida. E assim por nove dias, entre 18 e 27 de abril, as pastoras Andrea Reily, Andreia Fernandes e Thaiana Assis estiveram na Colômbia. Antes de se juntarem às outras nove participantes, elas visitaram a Igreja Colombiana Metodista em Bogotá, onde puderam conhecer um pouco do contexto social, do trabalho com crianças e do empreendedorismo de comidas típicas, “Harina de Paz”, iniciado pelas mulheres do bairro.

2017_06_andreia_colombia5Apesar de serem de países e culturas diferentes, surgia um vínculo imediato entre essas amigas que acabavam de se conhecer. Através da troca de experiências e do partilhar do alimento testemunhavam sinais concretos do Reino de Deus e sonhavam ainda mais com uma construção de paz consigo mesmo, com a família, com a comunidade.

Foto: O idioma não dificultou o encontro em San Onofre das Pastoras colombianas e brasileiras.

Baseando-se no conceito ubuntu, originário dos povos sul-africanos Xhosa e Zulu, em que reconhecem a vida integralmente a partir e através dos relacionamentos humanos, as Mulheres Metodistas Unidas (United Methodist Women), agência de mulheres da Igreja Metodista Unida, desenvolveu a Jornada Ubuntu. O programa tem como objetivo criar espaços e oportunidades de encontro, onde mulheres dos Estados Unidos, juntamente com as mulheres de um determinado país, pudessem viver o seu compromisso com a promoção da vida, através da fé, esperança e amor em ação além de suas fronteiras. Assim, inúmeros grupos de mulheres já vivenciaram essa experiência em mais de 25 paí­ses, inclusive no Brasil.

Pastora Andreia Fernandes, em momento de descontração com as crianças da Colômbia.

Pastora Andreia Fernandes, em momento de descontração com as crianças da Colômbia.

Por doze anos, este programa se limitou a mulheres dos Estados Unidos que visitavam mulheres em outros países. Porém, no ano passado, surgiu a vontade de transformar as Jornadas Ubuntu em experiências ainda mais internacionais, convidando mulheres de um terceiro país para participar. “Um dia eu fui desafiada pelas Mulheres Metodistas Unidas a fazer parte desta primeira tentativa e trazer comigo uma ou duas mulheres brasileiras. Não sabia muito ao certo como tudo iria acontecer, mas Deus, bem-humorado, compôs a história libertadora junto comigo”, disse a Pra. Andrea Reily, missionária regional na América Latina das Mulheres Metodistas Unidas.

A viagem

Foi possível realizar encontros com as mulheres das Igrejas em San Onofre, Brisas del Mar e Cartagena, todas localizadas na região norte do país. Durante o tempo de comunhão, as mulheres cantaram, contaram suas histórias de vida, participaram de cultos, partilharam dos 2017_06_andreia_colombia2estudos bíblicos sobre Hagar e a mulher encurvada, alimentaram-se juntas; elas viveram juntas a real construção da paz. Para a Pra. Andreia Fernandes, “vários dos dilemas sofridos lá, nós vivenciamos aqui. Por outro lado, esta mesma partilha nos ajudou a conhecer o quanto as mulheres da igreja na Colômbia estão envolvidas no processo de construção de paz e de superação das diversas violências”, disse a pastora.

Já em casa e refletindo sobre os momentos vividos na Colômbia, a Pra. Thaiana escreveu: “Retorno para o cotidiano com novos olhares, novas percepções e acredito que mais sensível à voz de Deus”. No fundo, todas as mulheres, sendo elas brasileiras, colombianas ou estadunidenses, foram impactadas pelo amor de Deus que se manifestou em todo tempo e em todo lugar, transformando pessoas estranhas em irmãs ubuntu – a minha história está interligada à sua história; eu sou quem eu sou porque você fez e faz parte da minha vida. E assim foram os dias vividos por essas mulheres na Jornada Ubuntu Colômbia.

2017_06_andreia_colombia3

As pastoras em Bogotá na Igreja Príncipe de Paz.

Pra. Andrea Reily Rocha Soar | Mulheres Metodistas Unidas
Missionária Regional na América Latina