2017_06_ed_ester

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” Provérbios 22.6

O Ministério de Trabalho com Crianças, Estação Criança, da Igreja Metodista Central, em Cornélio Procópio/PR, inspirado e preocupado com o futuro das crianças, realizou no dia 6 de maio o 1º culto infantil dirigido totalmente pelas crianças. O casal Jackson e Michelle, que coordenam o ministério infantil, com a colaboração de sua equipe, ministraram às crianças sobre a importância de iniciarem, desde pequeninos/as, a participar ativamente dos cultos na igreja.

O culto foi planejado com antecedência seguindo a liturgia praticada na Igreja Metodista com Adoração, Confissão, Louvor, Edificação e Bênção. Todas as partes foram dirigidas pelas crianças, exceto a Bênção Apostólica.

Foram investidos vários dias nessa preparação. As crianças que estiveram na direção do culto portaram-se com muito respeito, reverência, alegria e entusiasmo, assim como as demais que estavam na congregação. Quem esteve presente pôde desfrutar das bênçãos e ver nossas crianças sendo “ensinadas nos caminhos que devem andar”.

O templo estava repleto de pessoas de todas as faixas etárias, dentre as quais muitos/as visitantes (familiares e amigos/as das crianças e de seus pais). Os/as jovens e juvenis participaram ativamente, inclusive com apresentação do Grupo King’s Kids Maiores. Certamente terão que fazê-lo mais vezes, visto que as crianças estão muito animadas. Houve ainda a participação de crianças da Congregação do Projeto Sombra e Água Fresca.

A mensagem foi baseada no texto de 2 Reis 12, que relata sobre o reinado de Joás. O último versículo do capítulo 11 diz que “Era Joás da idade de sete anos quando o fizeram rei”. Portanto, Joás era uma criança! No versículo 2 do capítulo 12, o escritor afirma: “Fez Joás o que era reto perante o Senhor, todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia”.

Joás não conhecia os princípios do Senhor, mas era orientado pelo tio Joiada, que era temente a Deus e estava sempre “de olho nele”. Joás tinha alguém que o ensinava e o conduzia “nos caminhos” que devia andar. Essa mensagem foi transmitida com muita convicção e desenvoltura por uma criança.

Ao final do Culto, Jackson, ao agradecer a todos/as pela presença, dirige-se aos pais agradecendo-os pelo esforço em mandar seus/as filhos/as para os ensaios e fez uma afirmação muito importante: “Estamos trabalhando com as crianças no sentido de que elas entendam os propósitos de Deus para suas vidas. Esperamos que vocês, pais, incentive-as a participar de todas as atividades que têm sido oferecidas por nossa Igreja, para que elas cresçam nos caminhos do Senhor, pois desejamos que, se algum dia você tiver que buscar seu/a filho/a, que seja na Igreja!”, disse.

Que a graça do Senhor seja sobre as nossas crianças!

Esther Lopes
Coordenadora Local da Escola Dominical