enpp_divulgacao

O Encontro Nacional de Pastoras e Pastores da Igreja Metodista, acontecerá entre os dias 13 e 16 de junho, na cidade de Aracruz (ES). Já é possível conferir a programação completa do encontro no site nacional da organização, e também na plataforma de inscrições do evento.

Você acompanha abaixo quais palestras serão ministradas e quem estará presente para conduzir esse tempo de capacitação sob o tema “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão”.

Missionária brasileira Edméia Willians, é graduada no Instituto Haggai em Cingapura e presidente do Ministério Atos 29. Além disso, a conferencista fundou o Projeto Social “A Casa de Maria e Marta”, que atende crianças carentes no Morro Dona Marta em Botafogo, no Rio de Janeiro.  

A Pra. Lizette Gabriel Montalvo, presidente do Conselho Evangélico de Igrejas Metodistas da América Latina e Caribe (CIEMAL) também estará presente. A conferencista ocupa o cargo desde maio de 2013. Ela foi uma das preletoras do 20° Concílio Geral da Igreja Metodista, em 2016, e já desenvolve seu Ministério Pastoral na Igreja Metodista em Porto Rico há 28 anos. Tem mestrado em Divindade no Seminário Evangélico de Porto Rico e foi certificada como Diretora Espiritual na Academia de Formação Espiritual do devocionário El Aposento Alto, em San Antonio, Texas. O seu compromisso com o desenvolvimento espiritual desde 1989, tem a destacado como líder na formação de Comunidades de Emaús na América Latina.

adhemarOs momentos de louvor e adoração, ficam na direção do cantor e compositor de aproximadamente 600 músicas, Pr. Adhemar de Campos (à esquerda). Hoje o ministro compõe o quadro pastoral da Comunidade da Graça. Relembre as músicas do cantor aqui.

Conheça abaixo o currículo de cada palestrante.

Novas formas de evangelização

Pra. Maria Rosangela Donato – casada com Ronald Gripp Donato, e mãe de Abner de Oliveira Gripp. A pastora tem formação teológica pela FaTeo (SP) e em psicologia. Com 20 anos de Ministério Pastoral, é nomeada hoje para Igreja Metodista Central em Muriaé (MG) e atua com Superintendente Distrital (SD) no Distrito Leste da Zona da Mata. Maria Rosangela também é Coordenadora Regional de Discipulado da 4ª Região Eclesiástica e membro da Coordenação Regional de Ação Missionária (COREAM).

Pr. Pedro Estrela – natural do Rio de Janeiro, capital fluminense, tem 27 anos de idade e é casado com Anaily Estrella. Pastor Metodista na Quarta Região Eclesiástica, em Belo Horizonte, no bairro de Venda Nova. Formado pelo Seminário Teológico Carisma, com complementação teológica pela Faculdade de Teologia da Universidade Metodista em São Paulo (FaTeo). O pastor é autor de treze livros, com temática voltada para edificação cristã, treinamento de liderança, comentários bíblicos, discipulado e crescimento de igrejas, além de professor de teologia, ministrando em diversas conferencia e seminários teológicos.

Vocação ministerial e saúde emocional

Pr. Renato Henriques da Silva – Psicólogo e terapeuta familiar com mais de 10 anos de experiência em aconselhamento, treinamento e capacitação de pessoas. Tem ensinado sobre a restauração das emoções através de seminários de saúde emocional e contribuído com o fortalecimento familiar através do programa Escola da Família. Autor do livro Saúde Emocional.  Desenvolve o ministério pastoral na Comunidade Alcance de Curitiba.

Pra. Miriam Isabel Gallo do Amaral – Argentina, casada com Anselmo F. Amaral há 33 anos. Tem três filhos cristãos, discípulos do Senhor Jesus. É pastora metodista, há 12 anos, atualmente na Igreja Metodista de Retiro em Volta Redonda ( RJ) e Psicóloga Clínica atuante. Tem graduação de Mestrado em Aconselhamento e Doutorado em Ministérios pelo Asbury Theological Seminary, e tem se dedicado ao Ministério Pastoral, treinamento de líderes leigos e pastores, palestrante dentro do Ministério Feminino e Aconselhamento Familiar Pastoral.

Desafios atuais do discipulado

Pra. Carla Simone Ferreira Alves da Rosa – Está há mais de 10 anos anos como presbítera na vida da Igreja. Formou-se em Direito em 1999 e, quatro anos mais tarde, em Teologia. Desde 2004 está nomeada para a igreja Central, em Teresópolis/RJ. Nos últimos três anos foi nomeada para a Câmara Nacional de Discipulado, onde atua hoje como pessoa de referência. Na área docente é professora de treinamento e liderança, faz parte do quadro de professores do Programa de Orientação Vocacional e Prática Pastoral.

Bispo Paulo Rangel dos Santos Gonçalves – O Bispo Paulo Rangel, presidente da 1ª Região Eclesiástica é casado e está no ministério pastoral há 16 anos. Presidente da 1ª Região Eclesiástica. Tem dois filhos. É bacharel em Teologia e cursa licenciatura em Ciências Sociais no polo da UMESP, em Teresópolis/RJ. Já exerceu o ministério pastoral na cidade do Rio de Janeiro nas igrejas em Vila Isabel, Grajaú, Jardim Botânico e Pilares. Em Nova Friburgo ficou nomeado por dez anos na Igreja Central. Desde 2010, Rangel é membro da Câmara Regional de Discipulado. Já ocupou outras funções regionais, por exemplo, membro do Conselho Diretor do IMFORM e da Comissão Ministerial Regional.

Bispo Emanuel Adriano Siqueira da Silva – Presidente da 7ª Região Eclesiástica, casado, 21 anos de presbiterado, o Bispo Mano, como é conhecido, formou-­se em 1992. É pós-graduado em Ministério Pastoral e Aconselhamento Pastoral pelo Seminário Teológico Janz Team de Gramado e pelo Instituto Phileo de Curitiba. Pastoreou as igrejas em Santo Antônio da Platina, Laranjeiras do Sul e Mandaguari. Foi nomeado para outros cargos na vida da igreja, como coordenador do Ministério de Novos Pastores e Superintendente Distrital. Em 2000 foi designado como integrante da Câmara Nacional de Discipulado e membro do Conselho Diretor do Centro de Treinamento da 6ª Região. É membro em outras instituições internacionais, como a Global Kingdom Partnership Network e Comunhão Internacional de Ministros.

Estratégias para a missão urbana

Pr. José Marcos – Pastor Presidente, da Igreja Batista em Coqueiral e Presidente do Instituto Solidare. Bacharelou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil; estudou Psicologia na UFPE; é Pós-graduado em Fé e Política pela PUC-Rio. Assessor de Escolas de Fé e Política de alguns estados do Nordeste, palestrante sobre temas como: Mudança de Paradigmas na Igreja; Missão Integral da Igreja e; Liderança. Coautor dos livros Igreja em Movimento: comunidades em transformação e, Igreja e sua missão transformadora. É Casado Com Erivaneide (41), como quem tem dois filhos: Marcos José da Silva (20) e Marcos Baruc da Silva (18).

Pr. Anselmo Francisco do Amaral – Pastor da Igreja Metodista do Retiro em Volta Redonda, RJ. Casado e tenho 3 filhos. Estudei no Asbury Theological Seminary, Wilmore-KY, nos Estados Unidos, onde recebi graduação de Mestrado em Teologia e Doutorado em Missiologia. Iniciador do projeto no Rio de Janeiro chamado “Projeto Missionário de Férias”, para ajudar campos missionarios da primeira e setima regiões e varios estados no Nordeste do Brasil. Como pastor de igreja local, encorajei e treinei obreiros para iniciar 6 novas igrejas em Volta Redonda, hoje somando 1.500 pessoas participando dos nossos cultos.

Igrejas e os desafios do meio-ambiente

Pra. Namir Griebler Ferreira – Pastora na 2ª Região, Coordenadora da Pastoral Metodista do Agricultor e Meio ambiente. Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).  Pós-graduada em Psicultura pela Universidade Federal de Lavras (MG) e Bacharelanda em Tecnologia de Agropecuária pela URI – Campus de Frederico Westphalen (RS) e Pós-graduanda em Apicultura.

Especificidade do relacionamento pastoral numa igreja em discipulado

Bispa Marisa de Freitas Ferreira – A Bispa Marisa tem 31 anos de presbítera na Igreja Metodista, é divorciada e formou-­se em teologia em 1982 e em Medicina em 1993. Pastoreou as igrejas em Alegre, Engenho Velho da Federação e Parque Setúbal, São Mateus, em Juiz de Fora e, está como bispa da Remne de 2002 até a presente data. Já foi Superintendente Distrital e redatora da Revista Flâmula Juvenil, representante da Igreja Metodista no CESE, secretária do Concílio da 4ª RE e da Cogeam. Como bispa, assessora a Confederação Metodista de Mulheres, o Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical, Conselho Diretor do IEP, Música e Arte e é secretária do Colégio Episcopal. Em nível internacional, já representou a Igreja Metodista na Alemanha, em 1987, esteve no Concílio da Igreja Metodista Unida, em Cleveland, nos Estados Unidos, em 2000, e em Tampa, na Flórida, também no Concílio da Igreja Unida realizado em 2012.

Bispa Hideíde Aparecida Gomes Torres – Casada, duas filhas e 12 anos de presbiterado. Terminou os estudos teológicos em 1999 e, em 2001, bacharelou-­se também em Comunicação Social na UMESP. Passou por três igrejas, sendo São Conrado e Anchieta no estado do Espírito Santo, e desde 2004 está pastoreando em Cataguases, na Zona da Mata, em Minas Gerais. Foi assessora regional para a Caminhada de Emaús e representante do Brasil para a Caminhada de Emaús, da Igreja Metodista Unida. Como docente, já deu aulas de Cultura Religiosa na Unipac (Miraí), no Instituto Teológico João Ramos Jr., na Universidade Federal de Viçosa e é integrante do Conselho da Agência Latino-­Americana de Notícias (ALC) como representante do Ciemal.

Entre os pregadoras e pregadores estão o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil e da 2ª Região Eclesiástica, e Bispo José Carlos Peres, vice-presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista e presidente da 3ª Região Eclesiástica.

Para se inscrever no Encontro Nacional de Pastoras e Pastores 2017, acesse o site oficial da Igreja Metodista no Brasil. Clique aqui.

Redação EC
Com informações de Igreja Metodista no Brasil