2017_06_esportevida_vilamedeiros

“Quem liberou a bola?”. Basta uma pergunta do treinador para que, com muita disciplina, os meninos parem de jogar e corram animados para o café, seguidos de uma devocional no Projeto Esporte Vida. Na manhã de sábado, em Vila Medeiros, na capital paulista, voluntários/as, crianças e adolescentes discutem não só sobre futebol, mas sobre família, relacionamento e até vida escolar com garotos entre 9 e 16 anos de idade.
.
O responsável pelo projeto, Marco Polo Lopes Pinheiro, atuou no Esporte Clube Corinthians por mais de dez anos desenvolvendo um trabalho que atende hoje 700 crianças, com atividades semelhantes à que desenvolve atualmente na Igreja Metodista. A ideia surgiu da necessidade de um projeto esportivo para complementar o atendimento oferecido pela Associação Metodista de Ação Social (AMAS) que atende 130 crianças e adolescentes durante a semana.
.
“Eu nunca tive a intenção de criar atleta profissional, a gente precisa pensar em criar cidadãos melhores”, explica Marco Polo ao compartilhar o cronograma que, além da devocional, inclui treino, momento recreativo e a organização geral da quadra do 39º Distrito Policial (DP) em Vila Medeiros, onde o projeto é realizado.
.
O Cabo Hemilton Silva destaca positivamente a interação das crianças do projeto com a Polícia Militar. “Para nós da Polícia Militar é um sentimento de satisfação ceder o espaço para um evento tão solidário que é trabalhar com crianças”, explicou o Cabo Silva.
.
Outro relevante detalhe com o qual a equipe se preocupa é o de trazer discussões sobre as profissões que lhes interessam. Para isso, profissionais da área interessada são convidados/as para uma conversa, até mesmo para mostrar que o esporte não é a única alternativa.
.
Cauê Ramos, voluntário do Esporte Vida, fala sobre a importância do relacionamento desenvolvido com os meninos. “Eu acho que faz parte do chamado que Deus tem para mim. Eles têm muito potencial e às vezes, por uma questão estrutural familiar, não sonham tanto. Estamos dando oportunidade para sonhar com uma faculdade, com alguma coisa maior”, destacou Cauê.
.
Ao ser questionado sobre o apoio que o projeto recebe, Marco Polo é positivo. “Todos/as nos parabenizam demais. A AMAS é uma das maiores parceiras que a gente tem. Praticamente tudo o que a gente conseguiu foi através da AMAS, que é uma entidade já ligada à Igreja, então, ela tem uma consolidação”, disse destacando também a ajuda que o projeto recebe de patrocinadores/as e, especialmente, dos pais.
.
Oswaldo Aquino compartilhou como o projeto ajudou seu filho, Fernando, 10 anos, que perdeu a mãe há pouco mais de um ano. “O comportamento dele está melhorando. Em casa, ele não tem com quem conversar, mas aqui tem amigos”, conta o pai que leva mais dois amigos do filho para os treinos todos os sábados.
.
Lucas Santos Cruz, 15 anos, é um dos jogadores que representou o time de Vila Medeiros nos dois últimos campeonatos este ano – no Dia da Mocidade e no Dia do Seminarista, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). “Aqui não é só para nós jogarmos bola, tem que estudar. O pastor vem aqui, conversa sobre a Bíblia e falamos de futebol, né? Ensina que nós temos que ser unidos uns com os outros”, observa Lucas.
.
O pastor mencionado por Lucas é Washington Zucolloto, que defende o aspecto social da iniciativa. “Eu procuro sempre levar uma passagem bíblica com a realidade deles, falando sobre responsabilidade, educação ou relacionamento familiar”, afirmou. Zucolloto, explicando também que todo o trabalho foi feito em conjunto desde o início de forma coletiva e natural pela equipe, que inclui voluntárias da Sociedade Metodista de Mulheres.
.
No vídeo abaixo, você conhece mais sobre o projeto e sobre o trabalho desenvolvido pela AMAS Vila Medeiros, e assiste aos depoimentos de jogadores e voluntários/as do Projeto Esporte Vida no vídeo completo da reportagem. Crianças e adolescentes interessados/as em participar encontram todas as informações no blog da Associação: http://amasvm.blog­spot.com.br.

 

Confira o álbum de fotos completo em nosso Flickr. Clique abaixo.

Projeto Esporte e Vida Vila Medeiros

O projeto também foi tema da reportagem no Giro de Notícias. Confira abaixo:

Sara de Paula
Redação EC