Metodistas da Região Missionária do Nordeste (REMNE) tem realizado um notável trabalho no árido sertão nordestino. O Rio Grande do Norte recebe o projeto Anastasis, para construção de barragens subterrâneas. A base da missão metodista em Maxinaré é a terceira a receber o projeto. A intenção é concluir a construção de 20 barragens na região. A parceria com a Agência de Desenvolvimento para Povos Não Alcançados (ADPNAS), já viabilizou a construção de 5 delas.

2017_05_barragemmirador_anastasis

Bispa Marisa e voluntários da missão visitam o escritório da ADPNAS

A ADPNAS é uma Organização Não Governamental voltada para a transformação integral de comunidades localizadas em regiões carentes de desenvolvimento, fundada por membros de diversas denominações, incluindo a Igreja Metodista.

No vídeo em destaque, o Pastor George Emmerich explica sobre a necessidade da construção da barragem. “Houveram algumas precipitações de chuva e trouxe até esperança para a comunidade, o povo aqui do sertão. Mas a gente sabe que são chuvas esporádicas que realmente vão perder a intensidade, e vai voltar com certeza a seca severa que tem sido aqui no nosso estado. É aqui que a Igreja Metodista em parceria com a ADPNAS, estamos construindo a nossa terceira barragem”, afirma o pastor da Igreja Metodista Central em Natal (RN).

Como funciona

midia_maio_BarragemMirador_GeorgeEmmerich

Barragem Mirador, no Rio Grande do Norte

O Projeto ANASTASIS tem como uma de suas frentes de atuação a assessoria de implantação de barragens subterrâneas (fornecendo a atuação voluntária de profissionais da área da engenharia) em comunidades não alcançadas.

A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação de água da chuva própria para regiões secas, como a que encontramos no semiárido nordestino,e é construída a partir da introdução de um barramento de lona plástica no leito de um córrego, represando assim a água que é percolada no solo e chega àquele ponto.

A água disponibilizada pela barragem subterrânea pode então ser utilizada para as necessidades básicas da comunidade, como atividades domésticas, dessedentação animal e até cultivo agrícola, promovendo desenvolvimento social e econômico a essas comunidades.

Você conhece mais sobre o Projeto ANASTASIS no site oficial da Agência de Desenvolvimento para povos não alcançados (ADPNAS).

Assista ao vídeo na íntegra e entenda o projeto.

 

Ouça a reportagem também no Programa Giro de Notícias do Jornal Expositor Cristão, que conta com o depoimento do Pastor Georg Emmerich e da Bispa Marisa de Freitas, presidente da Região Missionária do Nordeste. O Podcast é publicado todas as sextas-feiras e traz as principais notícias metodistas da semana. Ouça todos aqui.

Redação EC com informações de REMNE e ADPNAS