marco2017

 

Liderar não é uma tarefa tão fácil como se imagina. Algumas pessoas chegam a confundir liderança com autoritarismo por estarem em determinados cargos. Nesta edição, a matéria de capa é exatamente sobre o tema liderança, tendo em vista a posse e consagração dos colegiados Cogeam e Colégio Episcopal (CE) eleitos no 20º Concílio Geral. A celebração ocorreu na Catedral Metodista de São Paulo no dia 12 de fevereiro. Mais de 250 pessoas participaram da celebração. Durante a cerimônia, sete pessoas foram homenageadas. Três Bispos receberam o título de Bispo Emérito concedido pelo 19º e 20º Concílios Gerais, e outras quatro pessoas, pelos relevantes serviços prestados à vida e missão da Igreja.

.
O Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do CE no próximo quinquênio (2017-2021), em sua prédica, citou John Wesley a respeito da frase dita no século XVIII, “O mundo é minha paróquia”, para fazer um questionamento: “Qual tem sido a paróquia dos/as metodistas hoje?”. O Bispo recordou as eleições das lideranças clérigas e leigas no 20º Concílio Geral. “Neste culto de posse, nós damos continuidade e consolidação das decisões conciliares para a nossa atuação em terras brasileiras. Os atos de posse podem muitas vezes suscitar a transferência ou aquisição de poder institucional”, destacou. Chegou a citar o filósofo Michel Foucault e destacou que “o poder não existe; o que existe, de fato, são práticas ou relações de poder”, afirmou. Em entrevista ao Expositor Cristão logo após a celebração, o Bispo Luiz falou sobre como pretende conduzir sua gestão à frente do CE.
.
“O Poder que recebemos é um poder para servir e vamos administrá-lo coletivamente”, disse. O Bispo lembrou ainda que os cargos na vida da Igreja, ou não, são transitórios. A palavra do Bispo Presidente caiu como uma brasa viva no coração da dona Solange, de 72 anos. “A palavra do Bispo Luiz deve ter mexido com muita gente que pensa que os cargos na Igreja são eternos. Hoje você ocupa um ministério e amanhã pode não ocupar mais. Bobagem, pura bobagem; deixa Deus te usar e pronto!”, desabafou Solange. A nova liderança tem autonomia para decidir no interregno do Concílio Geral até 2021. Até lá resta ao povo metodista cobrir essas vidas com orações para que a vida e missão da Igreja possam caminhar de acordo com a vontade de Deus.
.
Que Deus abençoe sua vida!
Boa leitura!
.
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão
.

BAIXE AQUI EM .PDF: Expositor Cristão – março de 2017

 

Leia abaixo o Jornal Expositor Cristão de março on-line:
.