acemeb

O Expositor Cristão desse mês, fala sobre a Pastoral Carcerária que a Igreja Metodista desenvolve em várias cidades do país (leia aqui). Além de trabalhar nos presídios, metodistas oferecem apoio aos militares por meio da Aliança Pró Capelania Militar Evangélica do Brasil (ACMEB), que promove a assistência religiosa às Forças Armadas e Auxiliares, em parceria com suas Igrejas Associadas, incluindo a Igreja Metodista brasileira.

A aliança defende que todos somos um em Cristo, e sob esse lema trabalha na assistência espiritual de homens e mulheres que atuam no serviço militar. A publicação no Cenáculo é uma das ferramentas usadas no projeto, como mostrou a reportagem do Jornal Expositor Cristão em agosto do ano passado.

Saiba como a organização funciona no texto a seguir, ou baixe aqui o material explicativo em PDF.

Os mecanismos de cooperação da ACMEB são ajustados com as Forças Armadas, mediante interlocução com o Ministério da Defesa, e com as Forças Auxiliares, mediante interlocução com seus respectivos Comandos.

O processo de criação da ACMEB teve início durante o Retiro Espiritual dos Capelães Militares, dia 13 de agosto de 2003, no Centro de Retiro Santa Fé,em São Paulo-SP. A Assembleia de Constituição e o Culto de Instalação Solene da entidade aconteceram na Igreja Metodista da Asa Norte, em Brasília (DF), no dia 7 de dezembro de 2005.

A ACMEB foi organizada por iniciativa conjunta das Denominações Evangélicas que possuem Pastores na Capelania Militar, com o objetivo de atender a necessidade da existência de uma entidade interdenominacional, com poder de representação junto à União, aos Estados e ao Distrito Federal, para tratar de assuntos relacionados à assistência religiosa aos fiéis evangélicos, membros das Forças Armadas e Auxiliares.

Com a missão de representar as denominações evangélicas dos capelães militares pastores junto à República Federativa do Brasil, a ACMEB trata de assuntos relacionados à promoção de assistência religiosa aos fiéis evangélicos, membros das Forças Armadas e Auxiliares. Um dos objetivos é ser referência nos assuntos de natureza religiosa no âmbito das Forças Armadas e Auxiliares no Brasil.

VALORES DA ACMEB

– Colaboração de interesse público
– Compromisso com a Grande
– Comissão de Jesus
– Liberdade religiosa
– Patriotismo
– Promoção do voluntariado
– Respeito à cultura pluralista e à crença alheia
– Transparência
– Unidade na diversidade

A organização é custeada pelas denominações, entidades paraeclesiásticas, pessoas físicas e ainda por doações de parceiros interessados na promoção da Capelania Militar. Você também pode realizar sua doação através de depósito bancário.

Banco do Brasil
Agência nº 1004-9
Conta Corrente nº 120.554-4
CNPJ 08.645.951/0001-20
[É necessário identificar seu depósito]

O escritório da organização fica na Sede da Convenção Batista Nacional:
Edifício Venâncio Júnior, Bloco M, Entrada 14, CEP 70394-900 Brasília – DF

ENTRE EM CONTATO

Telefone: (62) 99689-9550 TIM
Site: www.acmeb.org.br
E-mail: contatoacmeb@acmeb.org.br

Redação EC